quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PREPARANDO VIDAS PARA JESUS CRISTO—P/37




Avanço ou retrocesso
É necessário pôr-se em íntimo contato com o povo mediante esforço pessoal. Se se empregasse menos tempo a pregar sermões, e mais fosse dedicado a serviço pessoal, maiores seriam os resultados que se veriam.
Segundo estimativa, boa parte da igreja estacionou em alguma fase do desenvolvimento. É como se alguém estacionasse na adolescência, como diz a psicologia: fixação na adolescência ou fixação na fase oral... Como podemos avançar para a última pregação vigorosa do evangelho com esta bagagem? Como acelerar o passo desta enorme embarcação chamada igreja, quando aproximadamente 80% da tripulação está doente e incapacitada de trabalhar? Um ministério como o de Jesus seria necessário. Ele gastou mais tempo curando do que pregando e muito mais tempo ainda discipulando. Vinte e quatro horas por dia ele investiu nos seus discípulos. Ele lhes ensinava os detalhes de seguir-Lhes os passos, capacitando-os para fazerem a parte do trabalho que lhes coubesse e delegassem outra parte para outros discípulos que eles iam fazendo ao longo da jornada, que eles por sua vez capacitariam.  Pessoas são chamadas para serem cristãs e em seu processo de desenvolvimento, não sabem exatamente como ser cristãs no começo ou o que fazer para que o desenvolvimento espiritual e pessoal ocorra de maneira mais efetiva. A maioria não sabe como alcançar aquela vida que Jesus prometeu em João 10:10, “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” Do outro lado, cristãos mais maduros são chamados para desenvolverem aquilo que já têm. Cristãos que conhecem Jesus a mais tempo são chamados a ajudarem aqueles que estão dando os seus primeiros passos na fé.
Não há bom momento para este chamado de Deus. Ele nunca vem em hora conveniente  pois nós estamos sempre ocupados com outras coisas. Ninguém de fato está preparado  então a desculpa: “eu não estou preparado!” não adianta para Deus, pois Ele nos chama quando Ele acha que devemos dar passos adiante. Quando um cristão que já está na igreja há algum tempo se nega a atender ao pedido de Deus de servir de mentor/ discipulador na vida de outro cristão, todo um processo pára e a obra de Deus fica prejudicada. Avançar em confiança ao chamado de Deus, é o que precisamos fazer. E ao sentir no meio da jornada que não temos provisão suficiente, começamos a ler e estudar, a orar mais e nos aconselhar com os mais experientes. Deus nos vai guiando e capacitando naquilo que falta ao longo do caminho. Gosto de comparar este assunto quando inserido dentro do conflito entre o bem e o mal da seguinte maneira: Vejo como que se Deus e o diabo estivessem em uma disputa e quando o diabo precisa de ajuda de seus aliados humanos, ele os envolve com as suas seduções e eles lhe obedecem, quando ele quer atacar ou destruir. Quando chega a vez de Deus fazer os seus movimentos e Ele precisa contar com os Seus aliados, eles de repente têm outros planos. “eu não quero, já fiz outros planos!” Dizem. Ou “eu não posso agora, não é conveniente neste momento, mais tarde quem sabe!” E Deus fica abandonado tendo que resolver situações complicadíssimas que Ele havia decidido nos envolver.
As Duas Dimensões da Missão
A igreja tem uma missão corporativa a cumprir. O Reino de Deus precisa ser divulgado e estabelecido pelo mundo afora. Há uma ordem dada por Jesus que precisa ser cumprida por cada pessoa, bem como por Sua igreja aqui na Terra: “Indo, fazei discípulos, batizando-os e ensinando-os todas as coisas que vos tenho ensinado.” Mt. 28:19-20. Estamos falando de duas dimensões específicas aqui:  
1) a dimensão pessoal que se refere à realização pessoal do Cristão como tal, bem como o seu desenvolvimento; e
2) a dimensão corporativa que se refere à função profética e proclamadora de cristãos em coletividade, aquilo que chamamos como igreja. Partimos do pressuposto de que tanto o indivíduo como a igreja como um todo precisam ser capacitados e treinados. A igreja por se tratar de um corpo vivo sujeito a constantes mudanças em um mundo ao seu redor que muda e precisa ser abordado em sua dinâmica. O indivíduo por se realizar mais e experimentar o Evangelho e o próprio Salvador com maior intensidade e profundidade quando está treinado e capacitado nas diversas áreas que envolvem a fé Cristã. Ao irmos ensinando, batizando, indo pela vida com as pessoas, o cristão é chamado a fazer outros discípulos. Aqueles que estão mais avançados no conhecimento do Senhor devem ajudar aqueles que estão mais novos na fé a encontrarem plena realização, sentido de vida em Jesus Cristo e gosto pelo serviço a Deus e ao próximo. Não há obra que seja mais importante do que esta para a igreja. Nada que a igreja faça deve perder de vista o foco de fazer discípulos. Buscar os descrentes ensinar-lhes os fundamentos do evangelho e por meio da liderança espiritual, que se expressa por meio do pastoreio, treinamento e envolvimento prático, o discípulo recém-batizado precisa seguir aos próximos patamares do desenvolvimento espiritual. Aqui serão apresentadas cinco fases do discipulado como o entendemos. Durante este discipulado ocorre o avanço da pessoa desde seu estado de separação de Deus, até à maturidade em Jesus Cristo quando o crente vive o seu ministério e lidera outras pessoas para exercerem o seu ministério. A igreja precisa ser organizada para conduzir as pessoas por estas cinco fases. O ambiente precisa estar propício para que todos (ou pelo menos a maioria) queiram e possam progredir para os próximos passos.


Fase
Input
Resultado
Quando
Observação
Mundo
Estudo bíblico
Entusiasmo por Cristo e batismo
-
A pessoa no mundo, encontra Jesus e inicia a jornada c/ Cristo, p/meio do estudo da Bíblia. A pessoa é conduzida ao batismo.
Batismo
Pastoreio, amizade e ensino
Crescimento em Cristo e amor pela igreja
No 1° ano de igreja
A pessoa batizada enfrenta as lu-tas relativas à sua decisão, precisa de apoio pastoral/material. Deve aprofundar seu conhecimento de Deus.
Membro integrado
Treinamento e capacitação
Sentido e propósito de vida em Cristo
No 1° ano de igreja
Integrado na igreja o discípulo precisa descobrir p/quê Deus o criou, o propósito de sua vida. Aqui cabe o teste de dons e capacitação.
Membro capacitado
Envolvimento prático serviço
Serviço como estilo de vida em Cristo
No 1° ano de igreja
Capacitado nas atividades de seu dom, o discípulo aprende a servir onde chamado, apesar de concentrar-se em seu(s) dom(ns).
Ministro
Liderança em um ministério
Maturidade em Cristo
Depois do 1° ano
Conhece o propósito de Deus para sua vida. Como ministro ele não é infalível. Serve com alegria suportando as pressões/ oposições ligadas ao ministério sem perder o ânimo ou a fé.
Aqui uma série de perguntas emerge que precisam ser respondidas com honestidade, para que a igreja local possa ser o mais eficaz possível. A igreja tem uma estratégia que leva as pessoas que vão se unindo a ela de um ponto ao outro em seu desenvolvimento espiritual? As estruturas que temos hoje conduzem para este desenvolvimento espiritual fase a fase? Todos os membros da igreja conhecem o processo de discipulado? Os membros sabem que depois do batismo existem outras fases a percorrer? O ambiente da igreja está propício para a busca do crescimento? O ministério na igreja local (pastor, anciãos, os diversos departamentos) está mais voltado para um ministério de expansão ou de manutenção?
Alguns Efeitos do Discipulado sobre o Discipulador e o Discípulo
Estrutura da Igreja Local:
Estruturar a igreja local de tal maneira que ela esteja saudável e que o ambiente que ela ofereça seja propício para o desenvolvimento dos discípulos de Jesus é a tarefa principal da igreja e do líder espiritual.
Descobrir os caminhos que cada igreja local quer, gosta e precisa percorrer é tarefa do líder. O líder espiritual precisa elaborar um plano estratégico, para que todos os esforços de sua igreja conduzam para este alvo e a ela tenha um crescimento sustentável e equilibrado. Este plano não pode ser copiado de outra igreja ou imposto por força de autoridade sobre qualquer igreja. Precisa ser original e precisa ser discutido com a participação voluntária de todos os interessados e participantes. Líderes de igreja carecem às vezes de instrumentos de discussão. Quando há necessidade de implementar mudanças na igreja local, muitas vezes ficamos desajudados e confusos com as críticas e forças contrárias. O discipulado precisa ser incorporado na igreja por meio de discussões positivas envolvendo cada membro da igreja ou distrito produzindo uma visão comum. Aqui não valem as receitas, que tanto usamos em nosso meio. Qualquer experiência que se transporte de 1 para 1 de uma igreja para outra será muito limitado em seu alcance. Os membros precisam apropriar-se deste plano e incorporá-lo em suas mentes e corações. Os elementos necessários para que tal plano seja bem sucedido e as pessoas sejam conduzidas de fato pelas alamedas do discipulado em crescimento são: Clareza, movimento, alinhamento e foco.
1)   Clareza: é a habilidade do processo ser comunicado e entendido por todas as pessoas, quer sejam membros antigos ou recém batizados.
2)   Movimento: é a seqüência de passos ou fases pelas quais as pessoas serão movidas para áreas de comprometimento mais profundas.
3)   Alinhamento: é a organização e arranjo dos departamentos, ministérios e líderes ao redor do mesmo processo de desenvolvimento no discipulado.
4)   Foco: é o compromisso de abandonar tudo que não coopere com o processo de fazer discípulos e de conduzi-los pelas sendas do crescimento em Cristo. Isto pode desafogar algumas atividades na igreja, que têm se multiplicado, causando algumas vezes confusão, frustração e descontentamento.
Todos os membros de sua igreja conhecem o seu plano de discipulado? O ambiente de sua igreja está propício para a busca do crescimento pessoal e corporativo? O que você pode fazer para tornar a sua igreja aberta para o crescimento em Cristo? Uma estratégia, com respeito à vocação da igreja local, para que esta se torne relevante, precisa ser construída com entendimento e envolvimento de todos.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.