“Os santos
nem sempre estão nestes vívidos exercícios da graça: mas possuem tal espírito e
têm o sensível exercício dele.
Desejam Deus
e as realizações divinas mais do que todas as coisas terrenas; e buscam ser
ricos em graça mais do que fazem para obter todas as riquezas.
Desejam a
honra que procede de Deus, mais do que a dos homens
(João 5:44)
e comunhão
com Ele mais do que qualquer prazer terreno.
São do mesmo
espírito que o apóstolo expressa em
Filipenses 3:8:
„
Sim, deveras
considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo
Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como
refugo, para ganhar a Cristo.‟”
“O santo
prefere o que já tem de Deus a qualquer coisa neste mundo.
O que foi
infundido no seu coração na conversão lhe é mais precioso que qualquer coisa
que o mundo possa ofertar.
As visões
que, às vezes, lhe são concedidas da beleza e excelência de Deus, lhe são mais
preciosas que todos os tesouros dos ímpios.
Ele valoriza mais a relação de criança na qual
está para com Deus, a união que há entre sua alma e Jesus Cristo, do que a
maior dignidade terrena.
Essa imagem
de Deus que está estampada em sua alma, ele valoriza mais do que quaisquer ornamentos
terrenos.
Em sua estima, é melhor ser adornado com as
graças do Espírito Santo de Deus do que brilhar em joias de ouro, e com as mais
caras pérolas, ou ser admirado pela maior beleza exterior.
Valoriza
mais o manto da justiça de Cristo, que tem em sua própria alma, do que os
mantos de príncipes.
Prefere os
prazeres e delícias espirituais que, às vezes, tem em Deus, muito mais que
todos os prazeres do pecado.
Salmos 84:10:
„
Pois um dia
nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a
permanecer nas tendas da perversidade.‟”
“[...] um
homem piedoso prefere Deus a todas as coisas que espera neste mundo.”
“É o
espírito de um homem piedoso preferir Deus a qualquer gozo terreno que possa
conceber [...]
Ele prefere
Cristo aos reinos terrenos.”
“[...] o
justo, ele é feliz. Isso porque Deus, que é imutável, é sua porção preferida.
Embora
enfrente perdas temporais, seja privado de muitas, sim, até mesmo de todas as
alegrias transitórias, contudo Deus, a quem prefere acima de tudo, ainda
permanece e não pode ser perdido.
Enquanto está
neste mundo mutável, cheio de problemas, é feliz, pois sua porção escolhida,
sobre a qual constrói o fundamento de sua felicidade, está acima do mundo e
acima de todas as mutações.
E quando vai
ao outro ainda é feliz, pois sua porção permanece.
Pode ser
privado de tudo, exceto de sua principal porção; sua herança permanece segura.”
“[...] como
é grande a felicidade daqueles que escolheram a Fonte de todo bem, que O
preferem a todas as coisas no céu ou na terra e que jamais podem ser privados
dEle por toda a eternidade!”
“[...]
ninguém pode usar a linguagem do texto e dizer:
„Quem mais tenho eu no céu?
Não há outro
em quem eu me compraza na terra‟, senão os santos.
A escolha de
um homem é o que determina seu estado.
O que
escolhe Deus por sua porção e O prefere a todas as coisas é um homem piedoso,
pois esse O escolhe e adora como Deus.
Honrá-lo
como Deus é considera-Lo acima de todas as coisas; e se alguém O honra como o
seu Deus, seu Deus Ele é; há uma união e relação de pacto entre esse homem e o
verdadeiro Deus.
Todo homem é
à semelhança de seu Deus.
Se quiser
saber quem é o homem, se é piedoso ou não, questione-o sobre quem é o seu Deus.
Se o verdadeiro
Deus for aquele a quem tem supremo respeito, a quem considera acima de tudo,
sem dúvidas, ele é um servo do Deus verdadeiro.
Mas se o
homem tem algo a mais pelo qual tem maior respeito do que a Jeová, então este
homem não é piedoso.”
“[...] vocês
acham que têm desejo de ir para o céu, então se questionem quanto ao porquê
disso.
É
precipuamente por querer estar com Deus, ter comunhão com Ele, e ser conformado
a Ele para que possam vê-Lo, e desfrutá-lo lá?
É esta a
consideração que guarda seus corações, e desejos e expectativas em relação ao
céu?”
“Vocês
preferem Cristo a todos os outros como o caminho para o céu? Aquele que escolhe
verdadeiramente Deus, O prefere em cada pessoa da Trindade: Pai, Filho e
Espírito Santo:
o Pai, como
seu Pai; o Filho como seu Salvador; o Espírito Santo como seu Santificador.
TEM
CONTINUAÇÃO.
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