quarta-feira, 8 de julho de 2009

CINCO IMPEDIMENTOS AO CRESCIMENTO NA GRAÇA


CINCO IMPEDIMENTOS AO CRESCIMENTO NA GRAÇA


"Corríeis bem? Quem vos impediu, para que não obedeçais a verdade?" (Gálatas 5.7).

É triste mas verdade que em realidade apenas alguns cristãos fazem um sucesso do crescimento na graça. De fato, alguns cristãos que tem sido salvos por 30 ou 40 anos parecem ter regredido ao em vez de progredido. Eu creio que Deus quer que cresçamos.
Nesta mensagem eu vou tratar de cinco impedimentos ao crescimento na graça.

01. Leviandade
02. Relaxamento
03. Preguiça
04. Loquacidade
05. Como Outras Pessoas

Eu descobri esta lista ao manusear uma pilha de sermões antigos. Ela foi feita na virada do século por um pregador metodista. Eu fiquei tão impressionado como esses cinco impedimentos ao nosso crescimento na graça se aplicam a nós hoje no movimento renovado que resolvi usar a relação desse pregador como o esboço para um sermão.

Capítulo 1 - LEVIANDADE
Tudo nesta era moderna parece ser leve. Até a mobília é construída de uma maneira muito leve. É difícil a gente comprar móveis que são 100% de madeira sólida; é tudo de plástico. As coisas não são feitas para durar. Estamos vivendo numa era de leveza, de leviandade, e parece que o mesmo espírito de leviandade penetrou na Igreja e nas vidas dos cristãos individuais.
Há leviandade ou frivolidade na nossa leitura hoje em dia. A maior parte dela parece ser leviana ou frívola. Se você se alimentar com tais coisas desta vida que são escritas mais ou menos para excitar ou assustar as pessoas, você jamais avançará espiritualmente.
Pouco é escrito para nos ajudar a meditar a crescer em Deus. Você deve perceber que o que alimenta a carne vai deixar o espírito faminto. Veja que o espírito esteja sendo alimentado. Abandone as leituras levianas e frívolas deste mundo.
Eu nunca vi uma pessoa verdadeiramente espiritual gastar todo o seu tempo lendo novelas ou estórias do faroeste. Eu não disse que não era certo ler uma novela ou um romance de vez em quando. Eles podem ser legítimos. Eu pessoalmente gosto de um bom romance policial, mas creio que já faz uns 20 anos que não leio um. Simplesmente não tenho tido tempo!
(Sabemos, naturalmente, que nenhum cristão deveria ler material sugestivo, pornográfico ou tais porcarias de qualquer maneira ou forma).
Precisamos também compreender que muita leitura de hoje em dia é leviana e frívola. Leia aquilo que alimentará o seu espírito. Alimente-se com aquilo que edificará a sua fé. Alimente-se daquilo que lhe ajudará a tornar-se um cristão melhor. Não desperdice o seu tempo com uma porção de frivolidades religiosas que não valem nada.
Os pais deveriam ser tão cuidadosos com o que os seus filhos lêem como são com o que eles comem, todavia, muitos pais cristãos não prestam a mínima atenção sobre que espécie de livros ou revistas os seus filhos estão lendo. Eles podiam tão bem alimentá-los com veneno como permití-los a lerem livros ímpios, mas eles jamais pensariam em colocar veneno na comida dos filhos!
Muitas vezes os espíritos dessas crianças estão sendo envenenados pela leitura de material errado. Precisamos tomar cuidado nesta direção.
Outra área de leviandade é nosso cantar. Você deve saber que não é possível você cantar toda aquela droga mundana e ser espiritual e eu estou falando até de música supostamente de igreja. Muitas delas eu chamo de "Rock'n roll religioso". É música leve para afetar os nossos pés e mãos! Esse tipo de leviandade não produz espiritualidade.
Eu aprendi isso há quase 40 anos passados. Depois de um tempo na presença de Deus, me alimentando na Palavra de Deus e orando no espírito, eu ligava o rádio para um bom grupo de cantores evangélicos, o qual eu normalmente apreciava. Mas eu percebi que depois de ter estado na presença de Deus, que os cânticos que eles estavam cantando tinham tanto significado para mim como se eles estivessem batendo na tampa de uma lata de lixo. O conteúdo era tão leviano que eu tive que desligar o rádio.
Tudo o que vai por aí debaixo do nome de "Evangelho" não é necessariamente do Evangelho. Precisamos cantar cânticos que alimentam os nossos espíritos e que nos abençoarão. Eu louvo a Deus pelos novos compositores de cânticos que estão surgindo hoje, que cantam a "Palavra de Deus". A Palavra de Deus nos abençoará. Vamos cantar cânticos baseados nas Escrituras.
Intimamente associado com o espírito de leviandade no cantar, está o espírito de irreverência.
Há muita irreverência no nosso movimento renovado. Precisamos treinar os nossos espíritos a serem sensíveis ao Espírito de Deus, especialmente quando Deus está Se movimentando num culto.
Tenho estado recentemente em cultos quando o Espírito de Deus estava falando comigo, me apontando certas pessoas, me informando o que havia de errado com elas. Eu estava prestes a chamá-las a fim de começar ministrando a elas quando toda a congregação começou a bater palmas, e o Espírito de Deus se retirou.
Certamente, a Bíblia diz no Salmo 47, "Aplaudi com as mãos, todos os povos...", mas há ocasião certa para fazer isso, mas há momentos para não se fazer isso. Temos outro versículo nos Salmos onde Deus diz:
"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." (Salmo 46.10).

Pode haver um espírito de reverência ao batermos palmas na ocasião certa, mas pode haver um espírito de irreverência ao batermos palmas no momento errado.
Uma "ocasião errada" é quando as pessoas, por causa do que elas sentem, começam a bater palmas quando o Espírito de Deus está Se manifestando em línguas com interpretação, ou em profecia. Ninguém poderá ouvir a mensagem.
O Espírito de Deus está ou não falando conosco? Será que Deus fala ou não fala conosco através de tais versículos? Se Deus está falando, você acha que temos o direito de interrompê-Lo?
Vejamos, o que as vezes nos parecia ser um ato de adoração a Deus não passava de um ato de irreverência. Se você não sabe o que fazer, a melhor coisa é ficar quieto e não fazer coisa alguma. Siga o líder da reunião. Deus usa homens.
No mundo natural, no mundo de negócios, por exemplo, alguém é presidente de um banco ou de uma companhia, e há outras pessoas abaixo dele. Nos nossos escritórios, eu sou o Presidente, e Ken Jr. é o Vice Presidente Executivo da igreja Bíblia RHEMA, e assim por diante pela escala abaixo. Temos supervisores sobre áreas diferentes.
Se eu quisesse enviar uma mensagem a um dos zeladores ao redor do campus, você acha que eu havia de falar diretamente com ele? Não! Eu iria através do seu supervisor.
Se o presidente de um banco quisesse tratar com outro banco na mesma cidade, você pensa que ele iria ter com o faxineiro e conversar com ele sobre o assunto?
Você não acha que Deus é tão inteligente quanto nós? Graças a Deus, Ele é mais inteligente do que todos nós juntos, e mil vezes mais ainda. Ele vai operar através daqueles que Ele tem colocado em vários postos no Corpo.
Aqueles de nós que são ministros deviam reservar tempo para adorar a Deus e esperar em Deus até que saibamos o que Ele deseja fazer no culto. Devíamos permanecer sensíveis ao Seu Espírito ao liderarmos o povo.
Falamos de cultos onde caiu o poder de Deus, onde Deus simplesmente tomou as rédeas, e onde nem sequer tivemos uma pregação como isso nos fosse uma surpresa. Tais cultos nunca vieram como surpresa para mim. Eu pastoreei por quase 12 anos, e sempre soube de antemão o que Deus queria operar nos cultos. Talvez eu não soubesse antes de ir a igreja, mas pelo menos eu sabia enquanto estava lá. Eu sabia no meu espírito exatamente o que Deus queria fazer porque Ele revelava a Sua vontade para mim.
Você poderá perguntar: "Como que Deus falava com o irmão?" Através de uma intuição interna, nada mais. Eu sabia quando era o momento de mudar a ordem do culto. As vezes o povo estava clamando e louvando a Deus (Quando começavam a fazer isso, eles continuaram nessa direção, porque estão gostando de agir assim mas frequentemente chega a hora de fazer algo diferente).
Devia haver momento quando todos nós estamos clamando e louvando a Deus, mas isso não quer dizer que é só isso que devemos fazer cada vez que nos reunimos. Poderá haver ocasiões quando apenas sentamos em silêncio perante Deus. Devemos aprender a nos tornar sensíveis ao Espírito de Deus.
Nos cultos mais poderosos que eu tenho frequentado foram quando a presença de Deus se assentava ao nosso redor. A presença era tão santa que ninguém se mexia. Ninguém! Nós não tínhamos um berçário para crianças naqueles tempos, mas nenhum bebê chorava. As vezes sentávamos lá por 45 minutos ou uma hora e ninguém se mexia. Criança alguma se mexia. Nenhum bebê chorava. Você não tinha que dizer coisa alguma. A gente sabia que estava sentado na presença do Deus Todo Poderoso. Ninguém queria quebrar aquele "encanto"!
Lamento ter que dizer que em nossos modernos movimentos carismáticos pouco conhecemos sobre o verdadeiro e profundo mover do Espírito e do poder de Deus. O que gozamos é real, e graças a Deus por isso; mas a maior parte tem sido do lado leviano e como bolas de sabão. Vamos caminhar com o Senhor.
Já notei em alguns dos nossos cultos de cura divina quando estava de posse da unção de Deus sobre mim para ministrar aos doentes, que as pessoas começavam a se levantar e andar pela sala. Isso é um espírito de irreverência e entristece o Espírito de Deus. Ele não mais Se manifestava. (Tenho ensinado sobre isso nas classes da tarde em Escolas de Oração e Cura, mas é necessário que o assunto seja ensinado mais amplamente).
Amigos, a imposição de mãos é um dos princípios fundamentais da doutrina do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz em Hebreus 6...

Hebreus 6.1-2
1. Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus.
2. E da doutrina dos batismos, e da IMPOSIÇÃO DE MÃOS, e da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

As pessoas cristãs que possuem qualquer espiritualidade não se levantariam e se movimentariam, conversando e dando gargalhadas enquanto alguns irmãos estivessem sendo batizados nas águas. Não! Elas se sentariam quietinhas porque perceberiam que isso era um ritual santo e sagrado; uma ordenança sagrada.
A Ceia do Senhor também é uma ordenança santa, sagrada. Lembre-se de que Paulo escrevendo a igreja de Corinto, disse que muitos cristãos perderam a benção ao participarem da mesma.
Paulo disse:
"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor INDIGNAMENTE, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque aquele que como e bebe INDIGNAMENTE, come e bebe para a sua própria CONDENAÇÃO, não discernindo o corpo do Senhor" (1 Coríntios 11.27-29).

Há pessoas que entendem mal o versículo 27: "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber este cálice do Senhor INDIGNAMENTE..." Elas pensam que isso, significa "NÃO SER DIGNO". Há uma diferença.
O sangue de Jesus nos torna dignos. Neste versículo 27 Paulo está falando de "indignamente", da atitude que adotamos, como entramos em comunhão, a nossa maneira de observar a Ceia do Senhor. É por esse motivo que usamos de reverência quando participamos da Ceia do Senhor. Ela é sagrada. É santa.
No meio da cerimônia da Ceia do Senhor, os cristãos não pensariam em se movimentar pelo salão, dando risada e conversando com seus amigos, porque a Ceia do Senhor é sagrada. Da mesma forma, a imposição de mãos é uma doutrina sagrada. Naturalmente, ela abrange mais do que a imposição de mãos para curar, mas a cura faz parte dela (para uma explicação mais completa, leiam o meu livreto: Imposição de Mãos).

Um comentário:

  1. porque não colocaram a mensagem completa. colocaram apenas o 1º tópico : leviandade? onde está o restante , damensagemproposta? gostaria derecebe-la sepossivel. um abraço!

    ResponderExcluir

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.