quinta-feira, 9 de julho de 2009

O CRISTÃO E O RELAXAMENTO



O CRISTÃO E O RELAXAMENTO
O segundo impedimento ao crescimento na graça é o relaxamento. De acordo com o dicionário "relaxado" significa: Desmazelado, sem ordem, relapso, negligente, descuidado e imoderado em comportamento.
Com esta definição em mente, eu quero tratar de três tipos de relaxamento.

01. Relaxamento no pensamento
É aqui que começa o pecado, ao permitirmos que pensamentos indecorosos e vãos vagueiem pela nossa mente. Precisamos nos disciplinar nesta área. Eu nada posso fazer a respeito do seu pensamento a não ser instruí-lo. Você terá que fazer algo a respeito do seu próprio ato de pensar. Este é o nosso problema; queremos que alguém mais faça algo por nós, mas nós temos que fazer isso por nós mesmos.
Será interessante ver aqui algo que o Espírito de Deus falou através do apóstolo Paulo:

Filipenses 4.8
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai.

Notem que Paulo não disse: "Orai para que Deus possa vos ajudar a pensar nessas coisas". Não, nós somos responsáveis pelos nossos próprios pensamentos. Podemos pensar o que queremos pensar ou não pensar o que não queremos. Alguém poderá dizer: "Mas eu sou perturbado com estes pensamentos."
Bem, então pare de pensar neles! Eu reconheço que não podemos evitar que pensamentos cheguem até nós, assim como não podemos ser responsáveis sobre quem possa bater em nossa porta, mas podemos controlar quem vamos convidar a entrar na nossa sala de visitas a fim de entretê-lo.
Você não pode evitar que pensamentos carnais cheguem a sua mente, nem poderá evitar que pássaros voem por cima da sua cabeça, mas você pode evitar que os pássaros construam um ninho no seu cabelo!
Não acariciem tais pensamentos. Cada santo de Deus, mesmo os mais santos, encontram às vezes pensamentos em suas mentes que o seu coração ressente. E então vem o diabo e o acusa, dizendo: "Você é um belo cristão. Você nem deve estar salvo, pensando tal coisa!" Mas eles realmente não pensariam isso, Foi satanás quem lançou o pensamento. Simplesmente não entretenha esses pensamentos. Você pode pensar o que você deseja. Mude o seu pensamento. Comece a pensar em algo diferente.
O que tem me ajudado quando pensamentos errados surgem é começar a louvar a Deus. Ao louvar a Deus eu tiro a minha mente de tais pensamentos. Notem o que a Bíblia diz: "Nisso pensai..." Isto quer dizer que podemos pensar neles se quisermos.
Eu sempre creio que eu posso fazer tudo aquilo que a Bíblia me manda fazer. Não creio que Deus me mandou fazer algo que eu não pudesse fazer. Ele seria então um Deus injusto.
Algumas pessoas se entregam a pensamentos errados até que o diabo os domine. Mas a menos que você esteja completamente possesso e perdeu a sua própria razão, a sua vontade ainda está intacta, e pode fazer o que você quiser.
"Ore por mim para que eu não tenha mais problemas com o diabo", um rapaz me pediu.
Eu respondi: "Você quer que eu ore para você morrer?"
"Não!" ele disse, "Eu não quero morrer!"
"Bem, a única maneira para você não ter mais problemas com o diabo, é você deixar este mundo e ir para o céu", eu lhe disse.

02. Relaxamento nos Hábitos
Milhares de cristãos possuem habilidade e oportunidade, mas são por demais sem ambição e relaxados nos seus hábitos para se tornarem um sucesso. Frequentemente isso é verdade também no ministério.
Outro dia eu estava contando para os estudantes do RHEMA a respeito do superintendente de uma das denominações do Evangelho Pleno. Este homem, já de idade, havia ajudado muitos ministros jovens.
Quando eu era jovem, ele disse para mim. "Irmão Hagin, eu tenho estado neste negócio durante anos e jamais falhei. Eu faço questão de visitar todos os pastores possíveis no meu distrito; especialmente os novos. Eu não preciso assistir aos seus cultos para saber como eles são. Eu gosto de entrar em suas casas quando não sou esperado. Se a grama em frente da casa não estiver cortada, eu verifico que a casa por dentro também não está arrumada. Tudo o que eu preciso fazer para descobrir se eles jamais serão ou não um sucesso pastoreando é visitar o seu escritório na igreja, abrir uma gaveta e ver se o conteúdo está bem arrumado ou em desordem. Se as coisas estiverem em desordem e empilhadas, então eles próprios são desordeiros e empilhados espiritualmente", ele disse.
"Eles jamais serão bem sucedidos. Eu nunca vi um pastor assim que fosse bem sucedido, e eu tenho estado neste ministério por muitos e muitos anos. Essa espécie de homens estão todos fora do ministério hoje".
Por que? Porque se você for desorganizado em qualquer área da sua vida, este relaxamento de hábito irá penetrar o seu ser espiritual.
03. Relaxamento na Vida
Estou especialmente me referindo ao relaxamento para com o sexo oposto, relaxamento na vida.
Meu irmão e minha irmã, a Palavra de Deus estabelece em termos positivos a conduta certa para nós, como cristãos e como ministros. Não devemos ser relaxados na vida de qualquer forma ou maneira, mas que o nosso sim seja sim e o nosso não seja não.
Estamos vivendo numa era relaxada. Precisamos tomar cuidado com as nossas crianças. Devemos ensiná-las a serem respeitosas. A coisa principal é estabelecer um exemplo certo para elas não sendo relaxados na nossa conversa.
Tenho estado em lares cristãos e visto alguns quadros nas paredes que não eram os melhores do mundo, muito relaxados, muito sugestivos. Tenho visto material de leitura leviana nas mesas. Estas coisas não ajudam a espiritualidade nem o crescimento na graça; elas impedem o nosso crescimento.
Seria melhor estarmos bem longe no outro lado. Se as pessoas quiserem nos chamar de "Bíblias" ou de "quadrados", que chamem. Eu prefiro ser chamado de "Bíblia" e de "quadrado" e ir para o céu do que ser "relaxado" e ir para o inferno.
Lembre-se de que o próprio Mestre, o Senhor Jesus Cristo disse:

"Entrai pela porta ESTREITA; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque ESTREITA é a porta, e APERTADO o caminho que leva a vida, poucos há que a encontrem" (Mateus 7.13-14).

Em 1 Coríntios, Paulo escreveu a igreja em Corinto:

1 Coríntios 5.1
Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação ta;, que nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Aqui estava um genro ou filho que evidentemente tomou a sogra do seu pai e estava vivendo com ela em flagrante pecado. Se você estudar a história, você descobrirá que Corinto era uma das cidades mais licenciosas e imorais do mundo antigo. Aquele mesmo espírito de imoralidade, aquele mesmo espírito de licenciosidade, penetrou na igreja de Corinto. E, meus amigos, lamento que esse mesmo espírito de relaxamento e imoralidade no mundo de hoje também penetrou na Igreja moderna.
Existem somente duas instituições neste mundo sobre as quais Deus colocou a Sua aprovação: O casamento e a Igreja. Ambos são instituições sagradas. Não devemos entrar no matrimônio levianamente.
Muitos jovens hoje em dia pensam: "Bem, se ela não me servir, eu arranjarei outra". Esse mesmo espírito tem penetrado na Igreja.
Os jovens precisam ser ensinados que o casamento não é algo no qual eles possam pular dentro e fora a vontade: O casamento entre cristãos é uma proposição para a vida toda.

2 comentários:

  1. E o relaxamento pessoal? A aparência do cristão tem que ser de dentro para fora. O mau hálito, a falta de dentes, as palavras torpes mancham a imagem que deveria ser de uma pessoa feliz com Cristo.E quando a pessoa que é assim é um pastor?
    Vc não consegue ficar perto dele por causa do mau hálito e das bobagens que ele fala. Que deus tenha misericórdia. Eu passei por isso.

    ResponderExcluir
  2. Este site é uma benção de Deus.
    Que Deus continue deramando da sua graça abundantemente sobre sua vida.Sr.José Geraldo
    Estas mensagens impactaram minha vida profundamente!Pois estava precisando aprender mais sobre os ensinamentos da palavra de Deus.
    Não pare de anunciar essas verdades de Deus pela sua poderosa palavra a Biblia Sagrada.Deus é com sua vida por onde quer que andares.medite em I cor.12..8...

    ResponderExcluir

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.