sexta-feira, 19 de junho de 2009

SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO


SIGNIFICADO DA ALIANÇA NO CASAMENTO
A aliança entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio, vai muito mais além de um simples contrato de casamento, ou regime de comunhão de bens.

Aliança é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS, e dos homems como confissão de amor eterno. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem”. Mateus (19:6).

Características de aliança no casamento.

a) Juramento
b) Fidelidade
c) Vida compartilhada
d) Compromisso
e) Prioridade
f) Lealdade
g) Companheirismo

Os que já se casaram firmaram promessa de aliança eterna, até que a morte os separe, os que ainda irão se casar, também firmarão promessa de aliança eterna com sua amada.

DEUS fez aliança com seu povo, e tem promessas para todos nós, é Ele quem nos capacita em cumprir a aliança com nosso cônjuge.

Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o senhor, que se compadece de ti”. Isaias (54:10).

Durante a cerimônia de casamento os cônjuges fazem promessas como:

a) Amar
b) Honrar
c) Cuidar
d) Respeitar

Incondicionalmente como:

a) Na alegria
b) Na dor
c) Até a morte

Mais se em todas estas promessas, DEUS não estiver inserido como centro e razão da união, o compromisso foi firmado apenas entre duas pessoas.

a) Para que um casamento possa ser considerado como aliança é preciso que DEUS seja convidado a estar presente como testemunha eterna.
b) No casamento não pode haver egoísmo e nem individualismo, os cônjuges não são mais crianças, nunca poderá existir expressões como eu e meu.
c) As expressões que deverão ser usadas sempre serão nós e nosso, e assim vamos prosseguindo no crescimento e amadurecimento no plano de DEUS para o casamento.

Coloque nas mãos de DEUS seu casamento, faça sua parte, viva em perfeita harmonia, experimente a plenitude de seu relacionamento vivendo em sabedoria.

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. Eclesiastes (4:9-12).

Vocês dois fizeram votos no dia de seu casamento, portanto devem cumpri-los, conforme nos alerta a palavra de DEUS.

Quando a DEUS fizeres algum voto, não tardes em cumpri-los; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”. Eclesiastes (5:4-5).

DEUS também tem promessas de aliança para a sua família, deixe DEUS dirigir sua família conforme.
Eles serão o meu povo, e eu serei o seu DEUS. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. Alegrar-me-ei por causa deles, e lhes farei bem, planta-los-ei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma”. Jeremias (32:38-41).

Como podemos observar, existem muitos benefícios quando estamos em aliança com DEUS. Confie Nele, permita que JESUS CRISTO faça parte de seu relacionamento. Muitos ainda não experimentaram, permita a unção do Espírito Santo no seu casamento, você vai ver que JESUS CRISTO fará a diferença.

Respondeu-lhe Jesus; eu sou o caminho e a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”. João (14:6).

DEUS em sua infinita misericórdia fez oito alianças com o homem conforme relatado em sua palavra, revelando a nós, qual a boa, perfeita e agradável vontade em seu propósito, refletindo o seu amor, a sua graça e a sua fidelidade, embora nós não demonstremos nossa fidelidade para com Ele, mas pela sua misericórdia, Ele tem nos capacitado. Sejam muito felizes na santa graça de nosso senhor e salvador JESUS CRISTO.

55 comentários:

  1. Reflexão maravilhosa!!!
    Alinça com Deus é termos intimidade com Ele, estarmos sempre conectados através do estudo e meditação da Bíblia Sagrada, oração, jejum e comunhão com nossos semelhantes.
    A aliança é símbolo de fidelidade, amor, companheirismo... em todas as áreas das nossas vidas.
    No casamento ou noivado ela identifica-nos. Não podemos deixar espaço para o inimigo das nossas almas penetrar.
    Quando um dos cônjuges deixa de usar aliança, está entristecendo a Deus, a sua esposa ou sua noiva. Como poderemos saber se alguém é casado ou noivo se não estiver com sua aliança?
    Infelizmente vemos isto até no meio evangélico.
    Precisamos vigiar e orar para não entrarmos em tentação, nem levarmos outros a cometerem o pecado da infidelidade. A Palavra de Deus diz que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo, não nos esqueçamos disto.
    O maior objetivo de satanás é destruir as famílias, não devemos dar legalidade ao inimigo das nossas almas, porque ele veio para matar, roubar e destruir como nos diz a Bíblia. Um casamento destruído causa muitas tristezas e doenças, e as suas consequencias desagradáveis são inevitáveis.
    As novelas estão aí enganando até aqueles que se dizem cristãos.
    Tenhamos cuidado!!! "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo que o homem semear isto também ceifará" Gálatas 6:7.
    "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". Apocalipse 2:10b.
    Amém?

    ResponderExcluir
  2. amei esta palavra muito bao ate abriu minha visao Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. essa palavra serve para q possamos ter uma união abençoada
    hj em dia as pessoas ñ sabe + oque é amor de verdade e fica
    procurando sempre algo la fora oq tem em ksa..

    ResponderExcluir
  4. deus hoje mim deu essa palavra, assim que mim acordei, pois estava procurando uma comfirmação, e aqui esta, nessas lindas palavras que foram as mesmas que o senhor DEUS mim deu!! QUE DEUS SEJA LOUVADO PARA HONRA E GLORIA DO SENHOR JESUS CRISTO!!!!
    AAAAMMMMÉÉÉÉMMMM...

    ResponderExcluir
  5. São lindas as palavras ditas acima, nós seres humanos precisamos levar em consideração as palavras ditas no momento matrimonial, pois são as palavras de Deus lançadas em nossos corações para reflexção de nossa vida conjugal,para o bem,para a felicidade eterna a dois!

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz do Sr. Jesus,esta mensagem é muito edificante, peço a Deus que continue usando o servo do Deus altissimo. Mano Almeida que o Sr seja senpre contigo. Amém

    ResponderExcluir
  7. AMEI ESSA REFLEXÃO. ESTAREI ME CASANDO DAKI A 4 MESES E ESPERO QUE A NOSSA UNIÃO SEJE PARA SEMPRE. E COM CERTEZA MEU TEMUNHO ESPECIAL, MEU PADRINHO SERÁ ELE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  8. Essa mensagem foi a confirmação que estava precisando,pois estou orando pelo meu casamento que esta passando por crise,e acabei de ter a confirmaçãoq ue não devo abrir mão,pois casamento ve de Deus e o inimigo não vai levar o que Deus me deu,Que Deus Abençoe grandemente outras pessoas com esta palavra e de força a outros casamentos que estejam passando por tribulações,Fiquem com deus e nunca abandonem a palavra por que o dia do Senhor esta proximo.Amem

    ResponderExcluir
  9. GOZA A VIDA COM A MULHER QUE AMAS,TODOS OS DIAS DE TUA VIDA ( POR QUE ESSA FOI DEUS QUE DEU AS OUTRA, QUE VINHER E DO DIABO, ESSA É VERDADEIRA ALINÇA )

    ResponderExcluir
  10. Que legal as matérias, vi esses tempos algumas alianças de casamento caras e fiquei pasma. heheheh

    ResponderExcluir
  11. essa reflexao foi muito util pra pois meu casamento com aminha esposa ana jéssica esta muito dificil so o senhor pela graça peço aos irmaos que horem por mim e minha esposa se que eu nao conheço a ninguem mas quero resaltar aqui meu msn junior_ic@hotmail.com esse e meu site
    meu orkut junior_jesusebom2010@hotmail.com
    a minha situcao e ela muito critica estr pelo fio o nosso casamento desde ja eu agradesço a aos irmaos

    ResponderExcluir
  12. o estudo que eu desejo e sobre a importancia da familia nos dias de hoje.

    Amem

    ResponderExcluir
  13. A mensagem diz tudo que o Senhor tem preparado para nós, mas precisamos sempre lembrar de que o inimigo estará sempre pronto para destruir o nosso lar. E por este motivo precisamos sempre estar conectados com Deus, entregando nossa vida a ele.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito, estou passando por uma crise horrível em meu casamento, estou precisando muito de oração, por favor, orem melo nosso casamento ( Rosangela e Elton) só Deus para me ajudar. orkut. rosa.elton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Fazer aliança supõe fazer compromisso. Quem faz aliança torna-se aliado. Um aliado é um companheiro, um amigo, um parceiro... alguém que joga no mesmo time... que defende as mesmas causas. É por isso que o Matrimônio exige a aliança. O anel no dedo é o sinal visível da aliança existente entre os dois.

    ResponderExcluir
  16. Daniele....

    O Senhor Jesus tem algo novo para cada um de nós...
    Passamos por litas, tribulaçoes, perseguiçoes sim! Mais ha algom mais forte do que tudo isso... o nome santo de JESUS.
    Deus é Deus da Aliança, Deus é Deus do casamento, Deus é Deus da Família, pois somos prejetos dEle, Ele nos ama e quer que nossa família esteja firmado na fenda da rocha...

    Graça e Paz!

    Shalon, Shalon....

    ResponderExcluir
  17. Estava navengando e vi seu blog
    e maravilhoso adoramos !!!
    Parabéns..

    http://www.wmjoias.com.br

    Equipe Wm jóias.

    ResponderExcluir
  18. Ame ´muito interessante e emocionate pois abriu mais ainda a minha mente e etc. Eu queria que acrescentassem mais como o homem e a mulher deve ser.

    ResponderExcluir
  19. oi preciso de conselho
    minha esposa saiu de casa deixou eu e 4 filias
    nos aqui ama muito elas
    so entrei aqui para vc poder hora pro nos e agradeço muito muito obrigado

    ResponderExcluir
  20. gostei muito das mensagens,preciso de oraçao para me dar força,pois ando meio desviado do caminho de deus,colocando em risco meu casamento.

    ResponderExcluir
  21. eu presbitero Roberto gostei e muito é otimo para a nossa vida espiritual para um homem de DEUS ou uma mulher de DEUS tem que ter uma vida no casamento de respeito responsabilidade segurancça honestidade e exempla DEUS te abençõe pastor.

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem que existem no mundo pessoas como vocês que fazem sites e divulgam a palavra de Deus. Sejamos persistentes, firmes em nosso propósito. A força do inimigo consiste em nos fazer acreditar que ele não existe, mas sabemos que ele está aí para destruir. Vamos orar e vigiar SEMPRE.

    ResponderExcluir
  23. Ola!!
    Achei muito enteresante esses ensinamentos..
    Sou novata em blogs e estou te seguindo..
    Se possivel,quando obter tempo veja meu blog tambem
    www.artistarose.blogspot.com
    Abraços Rose

    ResponderExcluir
  24. e lindas essas mensagens e tenho certeza que atravens delas muitos casais irao se esaminar melhor e ver o valor dessa aliança pois a aliança e feita em tres homem DEUS mulher e nao podera ser quebrad mesmo que haja um divorcio pois cada um saira ferido e sem a outra metade que lhe completa pois lembre se um so corpo ate a morte que deus abençoe a todos amem

    ResponderExcluir
  25. estou passando por uma crise grande em meu casamento,sou casada a 5 anos temos uma filha especial ele sempre mim amou muio mas a uns 2 meses ele mudou comigo descobri que ele tem outra disciutimos muito mas estamos ainda dentro de casa os dois quero meu marido de volta que ele mim ame novamente essas palavras mim deram forças pra lutar gostaria de um conselho...o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mulher sábia edifica seu lar, faça um propósito de oração e busque a Deus crendo que somente Ele pode restaurar seu lar e te dar segurança e paz. Seja mulher de oração busque uma igreja ore juntamente com outras irmãs e não deixe de louvar a Deus, o louvor invade o céu o Senhor é contigo. Deus abençõe

      Excluir
    2. Amada do Senhor eu sei como se sente porque já vi vir muitas coisas na minha vida, o Senhor manda te falar ainda que as lutas vem ainda que vc se sente só ele nunca vai te abandonar fique firme com Jesus ore clame ao Senhor e ele vai guarda sua família pq família e um projeto de Deus cuida de seu marido com carinho fique calada fique em oração pq as adversidade estão por aí, hoje estou separada mas não desejo isso pra ninguém eu tb tenho um filho especial e não e nada fácil perca a Deus sabedoria e não se precipite homem trai desde que o mundo e mundo fique firme.

      Excluir
    3. AMADO OU AMADA DO SENHOR, SOU CASADO A 25 ANOS, NUNCA TRAI MINHA ESPOSA, E SEI QUE ELA TAMBEM NUNCA ME TRAIU, JA SOFRI MUITOS ATAQUES DO INIMIGO, E SEI QUE MINHA AMADA ESPOSA TAMBEM SOFREU, MAS PELA FÉ EM CRISTO VENCEMOS TODAS AS PROVAS, AQUELE QUE CONHESE E TEME A DEUS NÃO TRAI, O DIABO NOSSO ADVERSARIO VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR NUNCA PODEMOS ESQUESER DISTO.

      Excluir
    4. AMADA A UNICA COISA QUE POSSO FALAR E ORE, E ENTREGUE TUDO NAS MÃO DE JESUS CRISTO, O QUE DEUS AJUNTOU NUNCA O HOMEM IRA SEPARAR.

      Excluir
  26. sou casada a 5 anos amo meu marido demais senpre nos damos bem tinhamos uma vida abençoada ,mas derrepente ele mudou tentei conversar mas ele nao quis ate que descobri que ele ta com outra sofri muito agente quase se separa mas eu nao quero amo ele tenho uma filha de 4 anos com ele e especial nao sei oq fazer para que ele volte a mim amim amar como antes as palavras que eu li mim deram muita força pra continuar minha vida mas gostaria de um conselho o que fazer nessa situaçao ele ainda a em casa por causa da menina e diz que tbm nao mim deixa o que eu faço quero meu esposo de volta mas que mim ame nao por piedade o que fazer?

    ResponderExcluir
  27. AMADA DO SENHOR JESUS CRISTO, GOSTARIA DE LHE RESPONDER, MAS NÃO COLOCASTES TEU E-MAIL MAS ESTOU POSTANDO NO MEU BLOG... CASAMENTO E FAMILIA
    http://wwwcasamentoefamilia.blogspot.com/
    E LA NO BLOG TEM MUITOS ESTUDOS QUE FALA SOBRE A TUA LUTA.
    CONTINUE ORANDO POIS PARA DEUS NADA E IMPOSSIVEL, NÃO DEIXE O INIMIGO DESTRUIR TEU LAR, PORQUE O QUE DEUS AJUNTOU, NADA NEM NINGUEM CONSEGUIRA SEPARAR.
    FICA NA PAZ DO NOSSO ETERNO DEUS.

    ResponderExcluir
  28. estou dinovo pedindo ajuda a todos os irmão ore por mim nao quero deixar que o inimigo destrua meu casamento alguem por favor mim aconselhe meu orkut é lindamyrella@gmail.com deixa alguma coisa pra mim na pagina de recados ou depoimentos pelo amor de deus irmaos ore por mim mim ajudem to desesperada e minha filha ta sofrendo muito tbm apesar de especial ela nota que o pai nao mim ama mas e que ta em casa so por ela

    ResponderExcluir
  29. olá gostei muito do trabalho que faz pelos casais na internet,..,.,.
    no momento estou passando por uma dificuldade no meu casamento ,meu marido é evangelico mas no momento ele esta afastado dos caminhos do senhor,as vezes penso em deixar ele,mas eu lembro da palavra do senhor que casamento é pra vida toda,,..,.,estou pedindo muito a deus pelo nosso casamento e eu sei que ele vai me ajudar .;.;.pois deus não desampara um filho seu;;;;

    ResponderExcluir
  30. Muito boa reflexão

    o pessoal em geral deveria se conscientizar de que o0 casamento é um compromisso com Deus

    Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
  31. OLA!AMEI ESSAS MENGENS,MUITO LINDAS.BOM TUDO QUE VEM DE DEUS. E OTIMO.VOU PASSAR PARA MINHA FILHA.PORQUE ELA ESTA COM APENAS 6 ANOS DE CASADA.E O CASAMENTO ESTA EM CRISE.ORE,POR NOS.DEUS QUE VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  32. PRECISO DE ORAÇOES,TENHO SO 10 DIAS PARA MEU DIVORCIO SAIR,MEU MARIDO QUER SE ISTO E EU NAO.SOU UMA MULHER DE DEUS E ELE SE DESVIOU,ORO POR ELE E CONFIO EM JESUS,MEU ADVOGADO FIEL.SO PEÇO ORAÇOES,POIS DEUS DISSE-O QUE DEUS UNIU O HOMEM NAO SEPARA,ESTOU COM ESTA PROMEÇA EM MINHA MENTE.AMEM E OBRIGADO.MEU I-MAIL É nelmadgsd@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  33. Oi

    Eu fui casada por 10 anos com uma pessoa que eu acreditara que seria pra sempre mas ele arrumou outra e nos separamos. Hoje ele casou com a moça e eu tbm refiz minha vida e até sou feliz mas tenho dúvida que persegue meu coração e tira minha paz. Eu seguia uma religiao elá dizia que só existe um casamento para Deus e agora com isso em mente me atrapalha até ir buscar o Senhor mesmo assim pois toda vez que sento no banco de uma igreja eu sinto que estou esquentando o banco da igreja e apenas isso. Gostaria de receber esclarecimentos se for possivel sobre isso.... Pra Deus só existe um casamento?? E em caso de adultério, estaria eu liberada para refazer minha vida?? Por favor se alguem puder me ajudar, pois essa duvida corróe por dentro... Obrigada e Paz do Senhor para todos!!!! Meu email é dany_cacoal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. SOBRE NAMORO!GOSTARIA DE SABER COMO TER UM NAMORO BEM SUCEDIDO NA PRESENÇA DO SNHOR

    ResponderExcluir
  35. querido, gostaria de saber se é considerado por Deus, casamento legitimo e indissolúvel uma união que tenha sido precoce e forjada. um jovem q aos 16 anos leva sua namorada pra morar com ele por ela ter sido expulsa de casa pela mae e padrasto, passam a morar juntos com a familia do rapaz como marido e mulher, depois tem filhos,vivem numa relação sem muita fidelidade, por parte do rapaz e apos longo 12 anos, resolvem se separar já que a relação está insustentável, nunca se casaram no civil e nem no religioso.cada um re3fez sua vida com outros. se hj o rapaz resolve se casar legalmente com outra moça ele está cometendo a dulterio, devido ao seu relacionamento anterior com a jovem de sua adolescencia. ambos não crentes. gostaria de uma resposta e agradeço. meiredant@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei o blog, me fez refletia.

    Abraço a todos.
    http://www.pontodasjoais.com.br

    ResponderExcluir
  37. Para começar se ele não se casou ele ja cometeu um atentado contra a castidade, que é um pecado mortal, mas deixando isto de lado as pessoas consideram hoje facil começar um relacionamento e mais facil ainda de acabar com o mesmo, mas uma união que não foi selada por Deus não é válida, e por isto logo seria disfeita como a da sua história

    ResponderExcluir
  38. olá, sou ana maria, estou casada a um ano e seis meses e estou querendo realizar na minha igreja Assembleia de Deus, em são joão do piaui, um projeto para encontros de casais um a vez por mês pois vejo uma nescessidade enorme e gostaria de algumas dicas de como começar, poderia me mandar algumas mensagens semelhantes a esta? ficaria muito grata e me ajudaria bastante que Deus o abençoe tenho certeza que sua ajuda virá direcionada de Deus meu email é annamaria.torres@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Muito bom! A aliança, a comunhão com Deus – que parceria maravilhosa e extraordinária!
    Traz descanso, alívio em nossa alma, a certeza de que não estamos sozinhos porque Deus não nos abandona.
    Louvado seja Deus! SOLI DEO GLORIA!
    Grande abraço, Deus continue usando sua vida pra honra e glória do Seu precioso nome!
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/11/experimentando-comunhao-com-deus-tem.html

    ResponderExcluir
  40. amei tudo que vi e li vcs não tem facebook por favor se tiver me manda um email ninhamussi@hotmail.com obrigada deus abençõe sempre grandemente .

    ResponderExcluir
  41. Os preceitos do Senhor são maravilhosos somos nós quem dificultamos a caminhada.
    Jesus é a aliança que nos une a Deus e somente confiando nesta aliança seremos felizes... Ao casarmos somos apenas um nos completamos graças ao amor incomdicional que Deus criou amar ao proximo é dificil mas nao impossivel, as diferenças é o que completa...

    ResponderExcluir
  42. Aliança é um simbolo de amor ao seu esposo e a deus
    e deus fortalese aquele que é obdiente

    ResponderExcluir
  43. Eu queria deixar um comentário pouco para apoiá-lo e desejar-lhe uma boa continuação. Desejo a vocês o melhor da sorte para todos os seus esforços de blogging.

    ResponderExcluir
  44. peço oração por minha vida familiar, com meu marido hj estou fazendo 25 anos de casada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM AMADA ESTAREMOS ORANDO, DEUS A ABENÇOE AMADA, 25 ANOS E TEMPO O SUFICIENTE PARA SABERMOS A REALIDADE DO AMOR, ESTE MESMO DEUS QUE VÓS ABENÇOOU ATE AGORA, IRA CONTINUAR ABENÇOANDO PARA QUE ESTA DATA SE REPITA POR MUITOS ANOS...
      DEUS VÓS ABENÇOE.

      Excluir
  45. Verdadeiramente, muitos rejeitaram, esta aliança, quebrando o pacto com Deus, e destruindo a aliança, com o Espírito Santo! Devemos renovar nossas alianças conjugais! Agradecemos pela vida do Ermao.

    ResponderExcluir
  46. Quando colocamos a unção de DEUS na Alinça , e colocamos DEUS no centro do nosso casamento, samos preparados para passarmos todos momentos juntos , na dor , na saúde e na doença

    ResponderExcluir
  47. Casei apenas no civil, e já faz mais de 5 anos e ainda não deu para casar no religioso, pergunto a todos: Trair neste caso, o crime é tão grave assim como seu eu estivesse casado no religioso?

    ResponderExcluir
  48. E porque que a aliança tem que ser de Ouro

    ResponderExcluir

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.