segunda-feira, 13 de agosto de 2018

DEUS, E A MELHOR PORÇÃO DO CRISTÃO...P/03...13/08/2018






Questionem-se, portanto, não apenas se escolheram o gozo de Deus no céu como sua mais alta porção e felicidade, mas também se escolheram a Jesus Cristo antes de todas as coisas, como o caminho para o céu; e isso com um senso da excelência de Cristo, e do caminho da salvação por Ele, como sendo algo [que serve] para a glória de Cristo e da soberana graça.
É o caminho da livre graça, pelo sangue e justiça do bendito e glorioso Redentor, o caminho mais excelente para a vida em sua estima?
 Isso acrescenta valor para a herança celestial que é desta forma conferida?
 Isso é muito melhor para vocês que ser salvo por suas próprias justiças, por quaisquer de suas realizações, ou por qualquer outro mediador?”
“Se vocês pudessem passar a eternidade neste mundo, escolheriam antes viver em circunstâncias humildes e rebaixadas, tendo a graciosa presença de Deus, a viver para sempre na prosperidade sem Ele? Prefeririam gastá-la no santo viver, servindo e andando com Deus e no gozo dos privilégios de Seus filhos?
Deus, com frequência, Se manifestando a vocês como Pai, revelando-lhes a Sua glória, manifestando Seu amor e levantando a luz do seu rosto sobre vocês!
Escolheriam antes essas coisas, embora em pobreza, a abundar nas coisas mundanas, vivendo na opulência e prosperidade, e, ao mesmo tempo, sendo um estranho à aliança de Israel?
Poderiam se satisfazer em não estar em relação filial com Deus, não gozar de gracioso relacionamento com Ele, não tendo direito algum de serem reconhecidos como filhos?
Ou tal vida, mesmo que com enorme prosperidade terrena, seria por vocês estimada como miserável?”
“Este é o caminho para fortalecer os exercícios da graça, vivificá-los, e torná-los mais frequentes, e assim serem satisfeitos em ter um espírito de amor supremo a Deus.”
“[...] não há sinal de sinceridade mais insistido na Bíblia que este: que neguemos a nós mesmos, vendamos tudo, esqueçamos o mundo, tomemos a cruz, e sigamos Cristo aonde quer que Ele vá.
Portanto, corram dessa maneira, não na incerteza; assim lutem, não como quem desfere golpes ao ar; mas esmurrem seus corpos e os reduzam à escravidão.
E ajam não como se houvessem atingido a perfeição; mas fazendo uma coisa: „Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.‟”
 “Quem tenho eu no céu senão a ti?
 E na terra não há quem eu deseje além de ti.”
(Salmos 73. 25)
Neste salmo, o salmista Asafe relata a grande dificuldade que havia em sua mente ao observar os ímpios.
Ele diz nos vv. 2 e 3: “Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os
pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos”.
No v. 4, nos informa o que, nos ímpios, era o motivo de sua tentação.
Em primeiro lugar, observa que eram prósperos e tudo lhes ia bem. Observa também o comportamento deles na prosperidade e o uso que faziam dela; e que Deus, apesar dos abusos, aumentava-lhes a prosperidade.
Então, nos mostra de que maneira foi auxiliado nessa dificuldade, isto é, indo ao santuário, (vv. 16, 17), e procede para nos informar quais foram as considerações que o auxiliaram lá:
1-   A consideração do fim miserável dos ímpios.
Ainda que prosperem no presente, chegarão, contudo, a um lamentável fim (vv. 18-20).

2-   A consideração do fim bendito dos santos.
Embora esses enquanto vivem possam ser afligidos, contudo terão um fim feliz, (vv. 21-24).

3-   A consideração de que o justo possui uma porção muito superior à do ímpio, embora não possua outra porção senão Deus, como mostra o texto e os versículos seguintes.
Ainda que os ímpios vivam na prosperidade e não tenham problemas como os demais homens, contudo os piedosos, mesmo afligidos, estão em estado infinitamente melhor, porque têm Deus por sua porção.
Não precisam desejar nada mais, pois quem tem Deus, tem tudo.
Assim o salmista professa o senso e apreensão que teve das coisas: “Quem mais tenho eu no céu?
E na terra não há quem eu deseje além de Ti”
 (Sl 73:25)
TEM CONTINUAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.