Questionem-se,
portanto, não apenas se escolheram o gozo de Deus no céu como sua mais alta
porção e felicidade, mas também se escolheram a Jesus Cristo antes de todas as
coisas, como o caminho para o céu; e isso com um senso da excelência de Cristo,
e do caminho da salvação por Ele, como sendo algo [que serve] para a glória de
Cristo e da soberana graça.
É o caminho
da livre graça, pelo sangue e justiça do bendito e glorioso Redentor, o caminho
mais excelente para a vida em sua estima?
Isso acrescenta valor para a herança celestial
que é desta forma conferida?
Isso é muito melhor para vocês que ser salvo
por suas próprias justiças, por quaisquer de suas realizações, ou por qualquer
outro mediador?”
“Se vocês
pudessem passar a eternidade neste mundo, escolheriam antes viver em circunstâncias
humildes e rebaixadas, tendo a graciosa presença de Deus, a viver para sempre
na prosperidade sem Ele? Prefeririam gastá-la no santo viver, servindo e
andando com Deus e no gozo dos privilégios de Seus filhos?
Deus, com
frequência, Se manifestando a vocês como Pai, revelando-lhes a Sua glória,
manifestando Seu amor e levantando a luz do seu rosto sobre vocês!
Escolheriam
antes essas coisas, embora em pobreza, a abundar nas coisas mundanas, vivendo na
opulência e prosperidade, e, ao mesmo tempo, sendo um estranho à aliança de
Israel?
Poderiam se
satisfazer em não estar em relação filial com Deus, não gozar de gracioso
relacionamento com Ele, não tendo direito algum de serem reconhecidos como
filhos?
Ou tal vida,
mesmo que com enorme prosperidade terrena, seria por vocês estimada como
miserável?”
“Este é o
caminho para fortalecer os exercícios da graça, vivificá-los, e torná-los mais
frequentes, e assim serem satisfeitos em ter um espírito de amor supremo a
Deus.”
“[...] não
há sinal de sinceridade mais insistido na Bíblia que este: que neguemos a nós
mesmos, vendamos tudo, esqueçamos o mundo, tomemos a cruz, e sigamos Cristo
aonde quer que Ele vá.
Portanto,
corram dessa maneira, não na incerteza; assim lutem, não como quem desfere
golpes ao ar; mas esmurrem seus corpos e os reduzam à escravidão.
E ajam não
como se houvessem atingido a perfeição; mas fazendo uma coisa: „Esquecendo-me
das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus.‟”
“Quem tenho eu no céu senão a ti?
E na terra não há quem eu deseje além de ti.”
(Salmos 73.
25)
Neste salmo,
o salmista Asafe relata a grande dificuldade que havia em sua mente ao observar
os ímpios.
Ele diz nos
vv. 2 e 3: “Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os
pés; pouco
faltou para que se desviassem os meus passos.
Pois eu
invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos”.
No v. 4, nos
informa o que, nos ímpios, era o motivo de sua tentação.
Em primeiro
lugar, observa que eram prósperos e tudo lhes ia bem. Observa também o
comportamento deles na prosperidade e o uso que faziam dela; e que Deus, apesar
dos abusos, aumentava-lhes a prosperidade.
Então, nos
mostra de que maneira foi auxiliado nessa dificuldade, isto é, indo ao
santuário, (vv. 16, 17), e procede para nos informar quais foram as
considerações que o auxiliaram lá:
1- A consideração do fim miserável dos
ímpios.
Ainda que
prosperem no presente, chegarão, contudo, a um lamentável fim (vv. 18-20).
2- A consideração do fim bendito dos
santos.
Embora esses
enquanto vivem possam ser afligidos, contudo terão um fim feliz, (vv. 21-24).
3- A consideração de que o justo possui
uma porção muito superior à do ímpio, embora não possua outra porção senão
Deus, como mostra o texto e os versículos seguintes.
Ainda que os
ímpios vivam na prosperidade e não tenham problemas como os demais homens,
contudo os piedosos, mesmo afligidos, estão em estado infinitamente melhor, porque
têm Deus por sua porção.
Não precisam
desejar nada mais, pois quem tem Deus, tem tudo.
Assim o
salmista professa o senso e apreensão que teve das coisas: “Quem mais tenho eu
no céu?
E na terra
não há quem eu deseje além de Ti”
(Sl 73:25)
TEM
CONTINUAÇÃO.
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