para que fiquemos sabendo que precisamos agora da plenitude do Espírito."Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir". "Esteja sendo enchido" (plerousthe) é a expressão incomum usada aqui (5:18), com relação ao Espírito Santo. "Permiti que sejais continuamente enchidos". Não se trata de uma crise, como no caso do Pentecoste, mas uma condição que deve caracterizar-nos o tempo todo. Não se trata de algo externo, mas interno. Nada tem que ver com dons espirituais, carismáticos, manifestações externas, mas a presença e a ação pessoal do Espírito Santo dentro de seu espírito, o que garante que a luz de sua lâmpada brilhará com força, até depois da meia-noite, e até a aurora, se necessário. Além de tudo, não se trata de algo pessoal. Como o indica o versículo seguinte, com toda certeza (5:19), trata-se de algo que partilhamos com outros cristãos, em dependência mútua. É que estar "cheio do Espírito Santo" significa, na linguagem desse versículo, não meramente que os crentes estejam "cantando e salmodiando ao Senhor" mas que estejam "falando entre vós com salmos e hinos, e cânticos espirituais". Alguns de nós podemos achar fácil cantar solos, mas muito difícil cantar harmoniosamente num quarteto, ou mesmo num dueto. No entanto, a mensagem da unidade do Espírito está bem no âmago desta segunda seção de Efésios (veja-se 4:3, 15, 16). A plenitude do Espírito nos é dada para que cantemos juntos um novo cântico diante do trono (Apocalipse 14:3). Mas, sustentemos nossa principal ênfase: Permita-me repetir o conceito de que a insensatez ou a prudência giram em torno deste ponto. Se você é prudente, vai procurar a plenitude bem depressa, o mais cedo possível. Mas se você é insensato, vai adiá-la indefinidamente. Alguns de nós somos pais de crianças. As crianças têm grandes diferenças de temperamento, não é mesmo? Esta obedece de imediato; aquela acha que adiando a obediência, poderá chegar a não precisar obedecer.
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS
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