segunda-feira, 23 de novembro de 2009
SEJA UM CRISTÃO EQUILIBRADO...PARTE..25
SEJA UM CRISTÃO EQUILIBRADO...PARTE..25
órgão oficial da sua igreja. Ele descreveu o movimento como “uma reação ao profundo mal-estar cultural e social” e uma tentativa para “vencer uma depressão do espírito humano” causada pela tecnocracia materialista. Mostrou-se admirador do genuíno zelo cristão por eles manifestado: “Como crentes primitivos, eles simplesmente vivem de uma maneira amorosa, estudando as Escrituras, partindo o pão juntos e compartilhando os recursos’. E ele reconheceu que o intenso relacionamento pessoal deles com Jesus, e de um para com o outro era um antídoto à despersonalização da sociedade moderna. Ao mesmo tempo, ele viu este perigo: “Voltar-se para Jesus pode ser uma tentativa desesperada de desviar- se do mundo no qual ele encarnou. Como as drogas, a religião de Jesus pode ser uma fuga de nossa tecnocultura”. Nesta última frase, Vernon Wishart colocou o dedo no problema principal: Se Jesus amou o mundo de tal maneira que entrou nele através da encarnação, como podem seus seguidores proclamar que amam o mundo procurando escapar dele? Sir Frederick Catherwood escreveu: “Procurar melhorar a sociedade não é mundanismo, mas amor. Lavar as mãos da sociedade não é amor, mas mundanismo” (Is Revolution Charnge?, editado por Brian Griffths, IVP, 1972, p. 35). A polarização oposta parece ter sido evidente na Assembléia da Comissão do Conselho Mundial de Igrejas sobre Missão e Evangelismo Mundial, realizada em Bangkok, em janeiro de 1973. Por ter sido intitulada “Salvação hoje”, muitos tiveram a esperança de que uma definição nova de salvação surgiria, quer seria tanto fiel às Escrituras como relevante para o mundo moderno. Porém, ficamos decepcionados: Os documentos preparatórios e a própria conferência tentaram redefinir salvação em termos quase inteiramente sociais, econômicos e políticos. É verdade que houve referências à salvação pessoal do pecado e que o propósito da convocação para uma moratória de dez anos no envio de dinheiro e pessoal missionário para as igrejas do Terceiro Mundo
TEM CONTINUAÇÃO DIARIA
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