quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O CRISTÃO E A PREGUIÇA


O CRISTÃO E A PREGUIÇA
23/09/2009
O terceiro obstáculo ao crescimento na graça é a preguiça. Algumas pessoas são simplesmente preguiçosas demais para crescerem na graça! A carne as dominam. Elas fazem tudo aquilo que os seus corpos desejam fazer.
Elas dizem: "Eu preciso do meu sono". Elas poderiam esperar em Deus e orar mesmo se Jesus aparecesse a elas em pessoa e "ordenasse-as para passar o resto da noite em oração". Os seus corpos as dominam.
Paulo disse: "Antes, subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão; para que pregando aos outros eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (1 Coríntios 9.27).
Sim, a Bíblia fala de crucificar a carne. As vezes chamamos isso de autonegação, mas eu creio que a expressão melhor é "crucificação da carne".
Vejam, vocês possuem uma natureza carnal. O corpo ainda não foi redimido. Mesmo que o seu espírito tenha nascido de novo, o seu corpo gostaria de continuar fazendo as coisas que costumava fazer. Você, o homem interior, precisa tomar as rédeas e ser o chefe, o dirigente.
Notem que Paulo não disse: "Deus subjuga o meu corpo..." Ele disse, "antes (eu) subjugo o meu corpo e reduzo-o a servidão..." O "eu" é o homem interior, o verdadeiro Paulo, o homem interior que tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus.
Em vez de deixar o corpo dominar o seu homem interior, Paulo domina o corpo através do seu homem interior. "Eu, o homem interior, subjugo o meu corpo", diz ele.
Agora notem que Paulo diz adiante neste versículo: "...para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". Outra tradução diz: "Eu mesmo não venha a ser reprovado por Deus." Não seria isso triste? Todavia, tenho visto isso acontecer.
A preguiça prepara o caminho para a licenciosidade. A preguiça e a auto indulgência tem matado os seus milhares.
Não é uma mensagem popular hoje em dia, mas a Bíblia ensina a auto-negação, negação de si mesmo.
A Bíblia ainda manda: "subjugar a carne".
A Bíblia ainda ensina, como disse Jesus: "Se o teu olho te ofender, arraque-o fora". Não, Ele não quis dizer isso literalmente, para você enfiar o dedão atrás do seu olho e arrancá-los fora! Ele está falando figurativamente. Poderá haver coisas que a sua carne deseja e busca e que ofendem vocês: Se assim for, corte-as fora. VOCÊ as corte. Deus não vai fazer isso, mas VOCÊ as corte fora e Ele curará a ferida.
Às vezes fazemos tanto alarde sobre certas coisas quando em realidade tudo que temos que fazer é aceitar um dom de Deus. Louvado seja Deus, a libertação é um dom. Jesus o libertou. Ele já fez isso. Aceite esse fato concreto.
Eu me lembro há anos quando eu era pastor de uma igreja no Centro Norte do Texas, havia uma senhora que vinha aproximadamente uma vez por mês. Ela não era membro da igreja. Naqueles dias geralmente encerrávamos o culto com um período de oração. Todos vinham ao redor do altar para orar.
Uma noite, depois que havíamos terminado de orar, a mulher gritou bem alto: "Tira-o de mim Senhor! Tira-o de mim! Eu não o quero!"
Por fim eu fui até o altar, e me ajoelhei em frente dela no outro lado do altar. Eu disse: "Irmã, abra os olhos. Eu quero falar contigo".
Em vez de abrir os olhos ela gritou: "Senhor, leva-o embora!" E sem querer, ela cuspiu no meu rosto. "Tu sabes que eu não o quero!" ela continuou clamando.
Eu disse: "Irmã fique quieta. Abra os olhos e olhe para mim. Abra os seus olhos".
Ela não abriu os olhos, mas gritou novamente. "Tira-o de mim, Senhor! Uuuuu-ouuu!" (Ela soava como um trem atravessando um túnel). Ela continuou a gritar e clamar: "Tira-o de mim! Tu sabes que eu não o quero!"
Então eu estiquei os braços por cima do altar e coloquei as mãos sobre os seus ombros. Ela tremeu até que os dentes chacoalhassem. Eu disse com autoridade: "Cala-te! Em Nome do Senhor Jesus Cristo, aquieta-te. Agora abra os olhos e olhe para mim!"
Ela abriu os olhos. "Agora", eu perguntei, "O que é que você não deseja? O que é que você está querendo que o Senhor tire de você?"
Ela disse: "Irmão Hagin, é aquele velho rapé".
Eu não sabia que ela usava rapé. Como disse, ela não era membro da minha igreja.
"Bem", eu disse, "O Senhor não vai tirá-lo de você. O que é que Ele faria com o rapé? Ele não usa rapé e não é fumante de cigarros. Que faria Ele com isso se Ele os tivesse? Ele não os deseja".
Eu disse para ela o que a Bíblia recomenda fazer:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno" (Mateus 5.29).

Eu expliquei a ela que eu também não podia usar o rapé. Eu não podia cortar o seu vício ou arrancá-lo, isso dependia dela. Eu disse: "Irmã, simplesmente pare com isso. Você corte-o para fora, corte-o fora e Deus há de curar o mal e lhe abençoar".
"Oh!" Ela suspirou e levantou-se do altar.
Eu permaneci lá observando-a. Ela voltou para o seu lugar na segunda fileira, estendeu a mão por baixo do banco e pegou a latinha de rapé e disse: "Bem, eu jamais poderia abandonar o meu velho e bom rapé".
O Senhor abençoe o seu coração. Isso seria engraçado se não fosse trágico e patético.
Eu conheço alguns de vocês que não possuem o vício de rapé nem o vício de fumar que estão gritando "Amém!" Todavia, vocês irmãos bonzinhos, possuem o hábito da preocupação e isso é pior!
Mais de um médico já me disse: A preocupação já meteu mais gente na sepultura e no manicômio do que qualquer outra coisa". As pessoas ficam enfermas devido a preocupação. A preocupação matará você prematuramente. (O tabaco mata você pela metade; você vai cheirar mal enquanto a outra metade estiver morrendo).
A Bíblia ensina a negação de si mesmo.
A Bíblia ensina a crucificação da carne.
A Bíblia ensina a subjugação do corpo.
A Bíblia ensina que devemos apresentar os nossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, como nosso culto racional (Romanos 12.1).
A Bíblia ensina que Deus quer corpos transfigurados e mentes transformadas. Você não pode crescer na graça sem isso.

Um comentário:

  1. AMÉM . ISSO FOI UMA BENÇÃO NA MINHA VIDA, EU PRECISA OUVIR ISSO. Ass: Alberon Nunes / Maceió-AL

    ResponderExcluir

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.