domingo, 4 de janeiro de 2009

RESPEITANDO AS DIFERENÇAS


04/01/2009
Leia: Mateus 4.18-22
Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Mateus 4.18

RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
Em sua obra "Tornei-me Pessoa", Hamilton Werneck considera cada ser humano um ser único no mundo. "Não há ninguém igual a nós", ele diz. Para Werneck, somente com a contribuição de outra pessoa diferente podemos ser nós mesmos. "Quem tem essa oportunidade, torna-se totalmente diferente e dotado de uma alma exclusivamente sua."
Jesus viu Pedro e André. Esses dois irmãos tinham personalidades diferentes. O perfil de Pedro era o de seguidamente superar a si mesmo diante dos desafios (Mateus 14.27-32), e André colaborava com informações precisas diante de situações extremas joão 6.8-9). O que poderíamos esperar de dois irmãos que nasceram, cresceram, se desenvolveram, e tiveram suas diferenças nas atividades de pesca? Riscos, perigos, perspicácias, cálculos, climas e opções próprias fizeram parte de suas vidas. Eles foram orientados, mas não impedidos de serem eles mesmos. Aprenderam a ser capazes e a lidar, cada um à sua maneira, com a realidade de seu tempo.
Os filhos precisam ser respeitados e não anulados em suas diferenças. Pais que insistem em moldar seus filhos num esquema de manipulação, transformam-os em pessoas inseguras e até incapazes. Se respeitarmos as diferenças, certamente ajudaremos nossos filhos a tornarem-se independentes e responsáveis.
Pense: A diferença é a alma da família onde nem mesmo os gêmeos têm almas gêmeas.
Ore: Senhor Jesus, mostra-nos como conviver com nossas diferenças e as de nossos filhos nos tempos bons e ruins que nos cercam diariamente. Faze-nos pescadores dos nossos filhos com a
isca da tua sabedoria. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.