Meu Salvador me viu
arruinado na queda
Porem me amou,
apesar de tudo;
Me salvou de meu
estado perdido,
Sua misericórdia,
oh, quão grande!
Quando teu coração
era duro, quando sua cerviz era obstinada, quando não querias se arrepender nem
submeter-se a Ele, antes se rebelava cada vez mais e mais, Ele te amou, sim, a
você, com afeto supremo. Por que uma graça tal? Porque haveria de ser, mas se
não é porque sua natureza está cheia de bondade e Ele se deleita na
misericórdia? Não se enxerga a claramente a misericórdia estendida até o
pecador em vez de ser cedida em base de algo bom? Olhem ainda mais atentamente.
O que venho fazer nosso Senhor ao mundo? Aqui está a resposta. “Ele foi ferido
por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o
castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos
sarados.” Ele veio para ser quem carregaria, suportaria, o pecado: e vocês creem
que veio para carregar só com os pecados pequenos, os pecados sem importância
do melhor tipo de homens, se existem tais pecados? Vocês supõem que Ele é um
pequeno Salvador, quem veio nos salvar das pequenas ofensas? Meus amados, esse
é o bem amado Filho de DEUS que vem a terra e leva a carga do pecado, uma carga
que, quando a leva , descobre que não é uma carga fictícia, por que provoca
Nele suores sangrentos. Tão pesada é essa carga, que inclina sua cabeça á
tumba, e ainda a morte debaixo dela. Esse imenso peso que estava sobre Cristo
era o somatório, o total, de nossos pecados; e, portanto quando nos fixamos
nesse tema percebemos que o Evangelho tem que haver com os pecadores. Não há
pecado! Então a cruz é um equivoco. Não há pecado? Então o Lama Sabactani foi
só uma queixa contra uma crueldade sem necessidade. Não há pecado! Então, oh,
Redentor, quais são essas glórias que nós tão ansiosamente temos lhe atribuído?
Como Tu podes tirar um pecado que não existe? A existência de um grande pecado
está implícita na vinda de Cristo, e essa vinda foi ocasionada e feita
necessária pelo pecado, contra o qual Jesus vem como nosso Libertador. Ele
declara que abriu uma fonte, cheio com o sangue de suas próprias veias. Porem,
para que? Uma fonte que limpa implica sujeira. Deve ser, pecador, que de alguma
forma ou outra , existe gente suja, ou se não, não teria existido uma
assombrosa fonte como está, cheia do coração de Cristo. Se você é culpado,
então você é um necessitado dessa fonte, e está aberta para ti. Vem como todo
teu pecado e tua sujeira e lave-te hoje, e seja limpo. Foi pelos pecadores que
sofreu Agonias inexprimíveis; Podes duvidar que és um pecador? Se tens duvidas,
então adeus esperança. Porem, ao crer o que está escrito: 'Todos são culpados',
'mortos no pecado,' Olhando ao Crucificado A esperança levantará tua alma. Irmãos,
todos os dons que Jesus Cristo veio dar, ou pelo menos, a maior parte deles,
implica que existe pecado. Qual é seu primeiro dom, se não o perdão? Como pode
perdoar a um homem que não tem transgredido? Falo com toda reverência, não pode
existir tal coisa como perdão onde não há ofensa cometida. Propiciar pelo
pecado e apagar a iniquidade, ambas as coisas requerem que haja um pecado para
que possa ser apagado. Ou, se não, o que há de real nelas? Cristo vem para
trazer a justificação, e isto mostra que deve existir uma falta de santidade
natural nos homens, porque, se não, seriam justificados por eles mesmos e por
suas próprias obras. E por que todas estas expressões sobre a justificação pela
justiça do Filho de Deus, se os homens já estão justificados por sua própria
justiça? Essas duas bênçãos, e outras do mesmo tipo, são claramente aplicáveis
somente aos pecados. Para ninguém mais podem ser de utilidade. Nosso Senhor
Jesus Cristo venho também cingido com poder divino. Ele disse, "O Espírito
do Senhor Jeová está sobre mim." Com qual fim foi coberto com poder
divino, a menos que o pecado houvesse tomado todo o poder e a força do homem, e
que o homem estivera em uma condição da qual não podia ser levantado, exceto
pela energia do Espírito eterno? E o que implica isto, se não que a missão de
Cristo se dirige para aqueles que, através do pecado, estão sem força e sem
mérito ante Deus? O Espírito Santo é dado porque o espírito do homem falhou:
porque o pecado quitou a vida do homem, e o há deixado morto em transgressões e
pecados. Portanto, o Espírito Santo vem para reanima-lo, dando-lhe uma nova
vida, e esse Espírito vem por Jesus Cristo. Por conseguinte, a missão de Jesus
Cristo é claramente para o culpado. Não deixarei de dizer que, as grandes obras
de nosso Senhor, se olham elas cuidadosamente, todas tem que ver com os pecadores.
Jesus vive: é para que possa buscar e salvar o que está perdido. Jesus morre; é
para que possa fazer uma propiciação pelos pecados de homens culpados. Jesus
ressuscita; ressuscita para nossa justificação, e como tenho mostrado, não necessitamos
da justificação a menos que houvéssemos sido naturalmente culpados. Jesus sobe
ao alto e Ele recebe dons para os homens; mas observem essa palavra especial,
“Ainda dos rebeldes, para que ali habitasse Deus." Jesus habita no céu, porem Ele vive
ali para interceder. "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que
por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." Assim
que, tomem qualquer parte que queiram de suas gloriosas conquistas e
encontrarão que há uma relação clara para aqueles que estão imersos na culpa. E
meus amados, todos os dons e bênçãos que Jesus Cristo trouxe para nós derivam
muito de seu brilho por sua relação com os pecadores. É em Jesus Cristo que
somos eleitos, e para mim a glória desse amor que elege descansa nisto, que foi
dirigido para tais objetos sem mérito algum. Como pôde existir uma eleição, se
houvesse sido de acordo ao mérito? Então os homens teriam se classificado por
direito próprio de acordo às suas obras. Porem, as glórias da eleição brilham
com a graça, e a graça tem sempre como seu envelope e como seu conteúdo interno
a falta de méritos dos objetos para os quais se manifesta. A eleição de Deus
não é de acordo as nossas obras, mas antes, uma imerecida eleição dentre os
pecadores. Adoremos e nos maravilhemos. Voltem-se para contemplar o chamado
eficaz, e veja qual delicioso é ver-lhe como uma chamada que vivifica aos
mortos, e chama as coisas que não existem , como se existissem, como uma
chamada aos condenados para dar-lhes perdão e favor. Voltem-se, continuando,
para a adoção. Qual é a glória da adoção, se não que Deus tem adotado aqueles
que eram estranhos e rebeldes, para fazer-lhes seus filhos? Qual é a beleza
especial da regeneração, se não que ainda destas pedras Deus tem poder para
levantar filhos a Abraão? Qual é a beleza da santificação, se não que tem
tomado criaturas tão ímpias como nós somos, para fazer-nos reis e sacerdotes
para Deus, e para santificar-nos completamente: espírito, alma e corpo? Penso
que é a glória do céu que aqueles membros do coro vestidos de branco estiveram
algumas vezes criminosamente corrompidos; esses felizes adoradores foram, em
outro tempo, rebeldes contra Deus. É um quadro feliz ver aos anjos que não
caíram e que conservaram seu primeiro estado, perfeitamente puros e para sempre
louvando a Deus; porem a visão de homens caídos que foram divinamente resgatados
está mais plena da glória de Deus. Por mais que os anjos elevem suas alegres
vozes em corações perpétuos, nunca podem alcançar a doçura especial dessa
canção: “Temos lavado nossas vestes e as branqueamos no sangue do
Cordeiro." Não podem experimentalmente entrar nessa verdade que é a glória
que coroa ao nome de DEUS: “Tu fostes imolado e com teu sangue nos redimiu para
Deus” Desta maneira abundantemente demonstrei que quanto mais olhemos, mais
claro resulta que o evangelho está dirigido aos pecadores e está especialmente planejado
para seu beneficio.
III Agora, em
terceiro lugar, é evidente que
É NOSSA SABEDORIA ACEITAR A SITUAÇÃO.
Sei que para
muitos, está é uma doutrina de sabor amargo. Bem amigo, é melhor que mude teu
paladar, porque nunca será capaz de alterar essa doutrina. É a verdade do Deus
eterno, e não pode ser mudada. O melhor que podes fazer, já que o evangelho
foca aos pecadores é estar no lugar para onde o evangelho olha; e posso te
recomendar isso, não somente como política, se não que por honestidade, porque
somente estará no lugar correto quanto estejas ali. Parece que ouço que
apresentam objeções. "Não admiro esse sistema. Vou ser salvo da mesma
maneira que um ladrão moribundo?" Assim é precisamente, senhor, a menos
que sucedera que te é dada maior graça a ti que a ele, " Porem tu não quer
dizer que no tema da salvação, vou ser colocado no mesmo nível que a mulher que
foi uma pecadora? Fui puro e casto, e , vou dever minha salvação à absoluta
misericórdia de Deus tanto como ela?" Sim senhor, digo isso, exatamente
assim. Só há um princípio sob qual Deus salva aos homens, e é o da graça
imerecida. Quero que entenda isto.
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EDITOR
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