“E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos
que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para
Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.”
(Romanos 10:20-21, ) Sem dúvida, estas palavras referem-se principalmente à
rejeição dos judeus e à escolha dos gentios. Os gentios eram um povo que não buscava
a Deus, mas vivia em idolatria. Apesar disso, naqueles últimos tempos aprouve a
Jeová enviar o Evangelho da Sua Graça a eles enquanto aos judeus, os quais por muito tempo
haviam desfrutado os privilégios da Palavra de Deus, foram repudiados por causa
da sua rebelião e desobediência. Creio, no entanto, que embora este seja o
principal objetivo das palavras do nosso texto, ainda, como diz Calvino, a
verdade ensinada aqui é um tipo de fato universal. Como Deus escolheu o povo
que não O conhecia, também tem escolhido, na abundância da sua graça,
manifestar a Sua salvação aos homens que estão fora do caminho, enquanto, por
outro lado, os que continuam perdidos após terem ouvido a Palavra, assim
continuam devido ao seu pecado deliberado. Pois Deus o dia todo estende as suas
mãos a um povo rebelde e contradizente.‖A abordagem da Verdade não é uma linha
reta, mas são duas. Ninguém nunca obterá uma visão correta do Evangelho até
aprender como olhar para as duas linhas de uma vez. Em um livro sou ensinado a
acreditar que o que semear, colherei. Em outro sou ensinado que, "assim,
pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.‖
Em um lugar vejo a Providência de Deus governando tudo. E ainda assim vejo e não posso deixar de ver que o homem age como lhe agrada e que Deus tem,
em grande medida, deixado seus atos à mercê da própria vontade dele. Então, se
eu fosse declarar que o homem é livre para agir de modo que não existe a Providência
de Deus sobre suas ações, seria levado sobremodo para perto do Ateísmo. E se,
por outro lado, eu fosse afirmar que Deus domina tanto todas as coisas, como se
o homem não fosse livre o suficiente para ser considerado responsável, sou
levado imediatamente ao Antinomianismo ou ao fatalismo! A predestinação por Deus e a responsabilidade
do homem são dois fatos percebidos por poucos e considerados inconsistentes e
contraditórios. Mas não o são! A culpa está na nossa própria débil capacidade
de julgamento. Duas verdades de Deus não podem se contradizer. Se, então, uma
parte ensina que tudo é pré-ordenado é
verdade. E se outra ensina que o homem é responsável por todas as suas
ações é verdade. E é minha insensatez que
me leva a imaginar que duas verdades de Deus podem, alguma vez, se contradizer.
Acredito que estas duas verdades nunca poderão ser fundidas sobre nenhuma bigorna
humana, mas como uma estarão na eternidade! São duas linhas quase tão paralelas
que a mente que as buscar muito longe nunca perceberá que convergem mas de fato convergem e se encontrarão em
algum lugar na eternidade, perto do trono de Deus de onde toda a Verdade emana!
Agora, eu estou a ponto de considerar as duas doutrinas. No versículo 20, aprendemos
as Doutrinas da Graça Soberana: E Isaías
ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que
por mim não perguntavam.‖ No versículo seguinte, temos a Doutrina da culpa do
homem por rejeitar a Deus. Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas
mãos a um povo rebelde e contradizente.‖
I.
Primeiro,
então, a
SOBERANIA DIVINA
COMO EXEMPLIFICADA NA SALVAÇÃO.
Se algum homem é
salvo, assim o é pela Graça Divina e somente por ela. A razão da sua salvação
não será encontrada nele, mas em Deus. Não somos salvos como resultado de algo
que fazemos ou que desejamos nossas
ações e desejos são resultado da boa vontade de Deus e da obra da Sua graça em
nossos corações! Nenhum pecador pode detê-Lo, isto é, não pode ir adiante dEle, não pode se antecipar a Ele. O Senhor
vem primeiro na questão da salvação, antecede nossas convicções, desejos, medos
e esperanças! Tudo o que é bom ou será bom em nós é precedido pela graça de
Deus e é o resultado de uma ação divina em nós. Agora, nesta manhã, falando de
atos graciosos de salvação por Deus, noto primeiro que são totalmente
imerecidos. Você constatará que as pessoas aqui mencionadas, sem dúvida, não
mereceram a graça de Deus. Elas o encontraram, mas nunca O buscaram; Foi manifestado
a elas, porém nunca perguntaram por Ele. Nunca houve nenhum homem salvo por
merecimento! Perguntem para todos os santos de Deus e eles lhes dirão que sua
vida pregressa foi desperdiçada em desejos da carne, que nos dias de sua
ignorância se rebelaram contra Deus e se desviaram dos Seus caminhos; e então, quando
foram convidados a voltar-se para Ele, desprezaram o convite e quando
alertados, jogaram fora o alerta! Vão dizer-lhes que o fato de terem sido
atraídos por Deus não foi resultado de qualquer mérito antes da conversão,
porque alguns, longe de terem direito a algo, foram os mais terríveis entre os
terríveis! Se jogaram no poço absoluto do pecado. Não se envergonharam de todas
as coisas das quais sentiríamos vergonha se somente fossem mencionadas. Eram
líderes do cartel do crime, príncipes na hierarquia do inimigo. E assim mesmo a
Graça Soberana veio sobre eles e foram levados a conhecer o Senhor. Vão
afirmar-lhes que não foi o resultado de algo primoroso em sua disposição,
embora agora acreditem na existência de algo excelente implantado neles, ainda
que nos dias da sua carne não puderam ver uma qualidade que não fosse corrompida
em favor do serviço de Satanás! Perguntem se pensam que foram escolhidos como
resultado da sua coragem e lhe dirão que não. Se alguma coragem havia neles,
era deformada, pois esta se inclinava para o mal! Perguntem se foram escolhidos
de Deus por causa das suas aptidões e lhe dirão que não; havia neles aptidões,
porém as prostituíam ao serviço de Satanás! Perguntem se foram escolhidos devido
à franqueza e à generosidade de seu temperamento e lhe revelarão que estes os
levou a mergulhar tão mais profundamente no pecado do que do contrário teriam
feito, pois eram bons camaradas‖de cada homem mal, prontos para beber e se
juntar a todas as festanças que cruzassem seus caminhos. Não havia neles
nenhuma razão para que Deus usasse de misericórdia em seu favor. E se maravilharam
porque Ele não os rejeitou no tempo de seus pecados, não excluiu seus nomes do
Livro da Vida e não os arrastou para dentro do abismo onde queima o fogo que
irá devorar os ímpios! Mas alguns têm afirmado que Deus escolhe o Seu povo
porque prevê que após elegê-los farão isto ou aquilo, e outras tantas ações
meritórias e excelentes. Recorra novamente ao povo de Deus e lhes revelarão que
desde sua conversão têm tido muitas razões para chorar. Embora possam
alegrar-se com a boa obra que Deus começou em suas vidas, muitas vezes tremem
com medo de que a obra possa não ser de Deus. Irão dizer-lhe que se às vezes abundam
na fé, ainda há tempos em que superabundam na incredulidade! Se às vezes estão
cheios de obras de santidade, ainda existem momentos em que choram profusamente
por considerar que estes mesmos atos de santidade foram manchados pelo pecado!
O cristão irá dizer-lhe que chora profusamente. Sente que há imundície mesmo
nos melhores desejos que precisa pedir
perdão a Deus por suas próprias orações pois existe pecado no meio de suas súplicas e que
precisa de aspergir mesmo suas melhores ofertas com o sangue expiatório, porque
nunca é capaz de trazê-las sem mancha ou defeito. Você pode recorrer ao mais
iluminado dos santos, ao homem cuja presença em meio à sociedade retrata a
presença de um anjo e ele assegurará ainda sentir vergonha de si mesmo. Ah‖,
ele dirá, "você pode me elogiar, mas eu não posso elogiar a mim mesmo.
Pode falar bem de mim, me aplaudir, mas se conhecesse meu coração, enxergaria
razões suficientes para me considerar um pobre pecador salvo pela graça,
destituído de motivos para se gloriar e constrangido a inclinar sua cabeça e
confessar suas iniquidades perante Deus.‖ A
graça é, portanto, totalmente imerecida. Mais uma vez, a graça de Deus é
soberana. Isto significa que Deus tem direito absoluto de dispensá-la como Lhe
agrada. Não tem a obrigação de dá-la a ninguém, e se escolher concedê-la a um e
não a outro, Sua resposta é: Porventura, não me é lícito fazer o que quero do
que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? Terei misericórdia de
quem me aprouver ter misericórdia.‖ Então, quero que observe como está
ilustrada no texto a Soberania da Graça Divina Fui achado pelos que não me
buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.‖ Imagine se Deus
fosse esperar que o homem o buscasse seriamente para poder concedê-la? Imagine
se Ele, do mais alto dos céus, dissesse: Tenho misericórdias, mas deixarei o
homem só e quando delas necessitar e então se empenhar em me buscar com todo
seu coração, dia e noite, com lágrimas, sacrifícios e súplicas, o abençoarei mas não o farei antes disso.‖ Mas amados, Deus
não diz tais coisas! Sim, é verdade que Ele abençoa aqueles que clamam por Ele,
porém os abençoa antes de clamarem, porque Deus mesmo colocou esses clamores em
seus lábios! Seus desejos não provêm deles, mas de boas sementes lançadas pelo
Senhor no solo de seus corações.
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