sábado, 30 de maio de 2009

PORQUE FALTA O PERDÃO NA FAMILIA...



PORQUE FALTA O PERDÃO NA FAMILIA...

Este estudo pressupõe que há falta de perdão nos relacionamentos familiares. Será que essa pressuposição é verdadeira?
Se olharmos para as estatísticas de separações entre marido e mulher e entre pais e filhos (abondono do lar), temos que admitir que o perdão não está sendo praticado.
A crise de perdão na família reflete uma crise conjugal.
A crise conjugal reflete uma crise espiritual. Os nossos relacionamentos horizontais dependem de nosso relacionamento vertical.

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO:

A. Uma família não pode existir sem perdão, pois invariavelmente vamos errar uns com os outros. O perdão é a possibilidade da convivência.
B. O perdão é um indicador de nossa compreensão do amor de DEUS por nós (Cl 3.13b)
C. Todos nós experimentamos ofensas: um amigo que nos trai, um filho ingrato, a parcialidade dos pais, uma palavra áspera, uma acusação falsa, uma data pessoal esquecida, a indiferença para comigo de alguém que me é importante. Perante a ofensa exercemos a escolha. Podemos "perdoar ou tornar-nos ressentidos, amar ou odiar, estabelecer relacionamentos ou rompê-los." A primeira escolha leva-nos á liberdade constante, uma vida de sinceridade e opções . A segunda escolha, inevitavelmente, leva-nos a uma escravidão dentro de nós mesmos. A primeira resulta em crescimento espiritual, a segunda, em amargura. PERDÃO É CURA.

OFENSAS COMUNS NA FAMÍLIA:

A. Papéis não assumidos.
Maridos - liderança em amor, disciplina dos filhos, direção espiritual, sustento do lar.
Esposas - submissão e respeito, cuidado da casa, apoio e estímulo para o marido, orientação aos filhos.
Filhos - honra e obediência aos pais.
Pais - orientação e disciplina firme, amorosa e coerente, amizade, suprimento emocional, material e espiritual.

B. Negligência às necessidades básicas.
Dos maridos - respeito, realização sexual.
Das esposas - carinho, proteção, atenção e amizade.
Dos filhos - atenção, tempo, amizade.
Dos pais - obediência, boa conduta.

C. Falhas pessoais:
1. Esquecimentos. (datas, promessas, etc)
2. Egoísmo.
3. Ira.
4. Agressões (físicas, verbais)
5. Infidelidade (quebra dos votos conjugais - quais?)

O QUE É O PERDÃO?

A. O perdão não é basicamente uma emoção mas uma decisão! É um ato de minha vontade, não de minhas emoções. (Cl 3.13)

B. O perdão é a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas : Deus, os outros (inclusive o ofensor), e eu mesmo.

C. Perdão é diferente de absolvição. Absolvição relaciona-se com as conseqüências da ofensa, enquanto perdão ralaciona-se com a nossa atitude (reação emocional) para com a ofensa e para com o ofensor.

D. Perdão é portanto uma questão de obediência a uma ordem do Senhor (Ef 4.32; Lc 17.3-10)

E. Perdão é unilateral; ele não depende dos "méritos" do ofensor.

F. Não há limite para se perdoar (Mt 18.21,21)

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE O PERDÃO:

A. Perdão é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa para com o ofensor. Ofensas são oportunidades para ou perdoar ou ficar amargurado. Uma reação positiva significa olhar aquela ofensa como oportunidade para crescer na vida e/ou para refletir as qualidades de JESUS CRISTO para com o ofensor.

B. Ao perdoar podemos ver o ofensor como instrumento de DEUS em nossa vida.
(Gn 50.15-21).

C. O perdão significa cooperar com DEUS na vida do ofensor.

D. Ao perdoar reconhecemos o direito que só DEUS tem de julgar. (Rm 12.19).


CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PERDÃO:

A. Conseqüências Físicas: amargura prolongada causa alguns efeitos físicos tais como úlceras, pressão alta, descargas de adrenalina (por causa da associação com a ira) e outras complicações.

B. Conseqüências Emocionais: depressão é a maior conseqüência. Uma amargurar prolongada pode gerar um foco emocional em nossa mente que tira de nós uma grande dose de energia por causa de força que precisamos para manter nossas "broncas" contra aqueles que nos ofenderam.

C. Conseqüências Espirituais: nosso relacionamento com Deus é sensivelmente prejudicado, visto que estamos em desobediência à Sua Palavra. (Ef 4.31, Mt 18.22,35)
Tudo isso aparecerá inevitavelmente no contexto familiar.


COMO PERDOAR:

A. Decida perdoar.
Primeiro vem a obediência e depois o sentimento.

B. O perdão pode implicar em confrontação. (Mt 18.15)

C. Motive-se no exemplo de JESUS CRISTO. (Cl 3.13)
Dependa da Sua Graça. - Fp 4.13

D. Busque o bem do ofensor (Rm 12.20). Isso significa, no mínimo, oração, mas pode significar muito mais.

E. Faça um compromisso com DEUS de jamais levantar a(s) ofensa(s) perante Ele, perante os outros (inclusive o ofensor), e perante você mesmo.
E PODE TER CERTEZA, QUE A TUA VITORIA E CERTA EM JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS.

2 comentários:

  1. Essa palavra e muito forte pois várias pessoas ficam com raiva por qualquer coisa e acaba não perdoando e estragando vários relacionamento de marido e mulher, de irmãos e de pais para com os filhos por causa de coisas muito pequenas.
    Que Deus te Abençoei.

    ResponderExcluir
  2. Glórias ao nosso cuidadoso Deus e Papai! Estava em completa confusão sem saber como orar, pois não queria dizer nada só precisava ouvir de meu Deus... Meu esposo e eu discutimos, brigamos e ele perdeu a cabeça, me agrediu fisicamente e verbalmente, minha cabeça estava confusa, pois não conseguia perdoá-lo, depois das agressões no mesmo dia fomos a uma psicóloga evangélica, e ela me disse que se eu não conseguiria perdoá-lo que melhor seria me separar... Eu a questionei que o meu Deus não é o Deus do divórcio, eu não conseguia olhar em seu rosto, perdoá-lo e tão pouco amá-lo naquele momento eu queria era acordar daquele pesadelo... As discussões começaram na quarta, dia 26/01/2011, ficou muito serio no dia seguinte, ontem. Depois que sair da psicóloga, só pensava em como eu não concordava com o que ela tinha dito escutar de uma pessoa que não conhece a PALAVRA tudo bem, mais a minha psicóloga se diz evangélica. Procurei ajuda para consegui canalizar ou melhor acabar com a minha ira e ela me deixou mais perdida. Passei a noite tentando entender o que se passava dentro de mim, Clamando que Deus falasse comigo... “louvando a musica do Regis Fala comigo na tua palavra”. E agora pela manhã leio este estudo maravilhoso, segui e li cada palavra e cada versículo e muito obrigada pois Deus usou suas palavras e seu conhecimento e FALOU COMIGO...

    ResponderExcluir

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.