quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

EDUCAÇÃO E DISCIPLINA


08/01/2009
Leia: 1 Reis 1.1-27
Seu pai nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: "Porque você age assim?... 1 Reis 1.6

EDUCAÇÃO E DISCIPLINA
Educar filhos é um processo que engloba três aspectos: ensino, advertência e correção. O ensino é um conjunto de valores que contribui para a boa conduta que os filhos devem ter, seguindo o exemplo prático dos pais. Os filhos devem ser corrigidos diariamente por meio do diálogo e do acompanhamento. A advertência é o alerta de que o desprezo da boa conduta trará conseqüentes prejuízos. A correção é a aplicação da disciplina em forma de contrariedade. Esta deve produzir o efeito necessário para o despertar da consciência e da mudança de atitude. Contrariar a má conduta é confrontar o "eu" que foi desviado.
Um dos filhos de Davi, Adonias, é um exemplo de falta de correção: "Seu pai nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: 'Por que você age assim?'". Ao contrário, Adonias decidiu ser o rei de Israel e de Judá.
Educar é acompanhar uma pessoa em sua formação, considerando esses aspectos. Os filhos sofrem hoje da violenta ausência de critérios e princípios. Sofrem pela falta de exemplo paterno e materno.
Contrariar não é ameaçar ou espancar; contrariar é conscientizar e educar o filho que desobedece, que resiste em seguir o caminho certo. Contrariar é negar privilégios e postergar direitos. Contrariar é ensinar o filho a obedecer aos mandamentos divinos.
Pense: O melhor lugar para se forjar o "eu" é no seio da família.
Ore: Senhor DEUS e PAI, queremos ser exemplos do bem para os nossos filhos nestes dias de maldade e violência. Concede-nos sabedoria para educar os nossos queridos filhos. Em nome de JESUS CRISTO, teu Filho. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.