quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Soberana Graça de Deus e a Responsabilidade do Homem...P/03—08/08/2013




Deixem-me comentar aqui o costume de certo grupo de hiper-calvinistas de chamar de Calvinistas Híbridos‖ aqueles entre nós que ensinam que é dever do homem se arrepender e crer. Se vocês escutarem alguém dentre eles falar desta maneira, deem-nos meus mais respeitosos elogios e perguntem-nos se já leram os trabalhos de Calvino em suas vidas. Não que eu me importe com o que Calvino disse ou não disse, mas perguntem-nos se algum dia leram suas publicações. E se disserem Não, como provavelmente o farão seu Livro sobre a liberdade da vontade: provável referência ao artigo X dos 39 Artigos da Religião da Igreja da Inglaterra, sobre o livre arbítrio porque existem 48 extensos volumes, digam-nos que o homem a quem chamam um Calvinista Híbrido, embora não tenha lido a totalidade dos volumes, já leu uma boa parte deles e conhece sua essência. E sabe que prega substancialmente o mesmo que Calvino, que toda doutrina sobre a qual ensina pode ser encontrada nos Comentários de João Calvino a respeito de uma ou outra parte das escrituras. Somos calvinistas verdadeiros! No entanto, este reformador não é ninguém para nós. Jesus Cristo e ele crucificado e a Bíblia tradicional são nossos pilares. Amados, aceitemos a escritura em sua totalidade! Se encontrarmos alta doutrina, que assim permaneça!  Se for baixa doutrina, que permaneça também!  Lancemos mão somente de padrões proporcionados pela Bíblia!
I.                  Passemos agora ao segundo ponto. Agora veja,‖ comenta meu hiper amigo, ele vai se contradizer.‖ Não, meu Amigo, não vou! Vou contradizer você! O segundo ponto é a
       RESPONSABILIDADE DO HOMEM.
Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.‖ Então, esse povo que Deus abandonou havia sido cortejado, buscado, suplicado que fosse salvo. Mas se recusaram e uma vez que não foram salvos, o abandono foi o resultado de sua desobediência e oposição. Este fato é claramente encontrado no texto. Quando Deus envia os profetas a Israel e estende Suas mãos, qual Seu propósito? Por que desejava que o povo se voltasse para Ele? Ora, para serem salvos! Não, alguém diz, ‖era para que recebessem misericórdias temporárias.‖ Não é assim, meu Amigo! O verso anterior diz respeito às misericórdias espirituais e este também, pois se referem à mesma coisa. Então, foi Deus sincero em sua oferta? Ele perdoa o homem ousado o suficiente para dizer que não! Sem dúvida o Senhor é sincero em todas as suas ações  enviou Seus profetas e rogou ao povo de Israel que se apegassem às coisas espirituais, mas se recusaram. E embora estendesse Suas mãos durante todo o dia, ainda assim permaneceram um povo rebelde e contradizente, e não receberam Seu amor. E sujaram as mãos com o próprio sangue! Deixe-me agora observar o cortejo de Deus e suas características. Em primeiro lugar, era o cortejo mais amoroso do mundo! Pecadores perdidos que se encontram ao som do evangelho não estão perdidos por falta do mais carinhoso dos convites. Deus diz que estendeu Suas mãos. Vocês sabem o que isto significa. Têm visto filhos desobedientes que não se voltam para seus pais. O pai estende suas mãos e diz: Venham para mim, meus filhos, venhas, estou pronto a perdoar-lhes.‖ A lágrima está em seus olhos e seu coração se move de compaixão enquanto exclama: Venham, venham.‖ Deus diz que Ele mesmo fez isto Ele estendeu as Suas mãos.‖ E assim tem agido com alguns de vocês, os quais se não são salvos hoje, são Doutrina Alta, Doutrina Baixa: referência a consideração dos mistérios de Deus “altos” e daquilo que é comum “baixo” indesculpáveis, pois Deus lhes estendeu Suas mãos e disse: Venham, venham.‖ Vocês têm estado ao som do evangelho por um longo tempo e têm sido fiel, eu creio, e têm chorado! Seu pastor não se esqueceu de orar por suas almas em secreto ou de chorar por vocês quando nenhum olho estava posto sobre ele, o qual tem lutado para convencê-lo como um embaixador de Deus! O Senhor é testemunha das vezes que estive neste estudo e não poderia ter rogado com mais força por minha própria vida do que roguei pelas suas! Em nome de Jesus tenho clamado: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.‖ Tenho chorado por vocês como fez o Salvador e usado Suas palavras em Seu nome: Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!‖ E vocês sabem que suas consciências têm sido tocadas com frequência, que vocês têm sido movidos, não puderam resistir. Deus foi tão gentil com vocês, convidou-os com tanto amor através da Palavra, ajudou-os com tanta mansidão através da Sua providência e Suas mãos estavam estendidas e vocês puderam ouvir Sua voz falando em seus ouvidos: “Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.‖Vocês O têm ouvido clamar: Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas.” Vocês O têm ouvido falar com todo o amor do coração de um pai: ‖Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Oh, Deus implora para que o homem seja salvo e hoje Ele diz a cada um de vocês: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados. Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, considerai os vossos caminhos.‖ E com amor Divino Ele o corteja como um pai corteja seu filho, estendendo Suas mãos e clamando:  Tornai-vos para mim, tornai-vos para mim.‖ Não,‖ diz um doutrinário, Deus nunca convida todos os homens a tornarem-se para Ele, mas somente alguns indivíduos.‖ Pare, senhor! Isto é tudo o que você sabe. Nunca leu sobre a parábola aonde é dito: Meus bois e cevados já estão mortos, e tudo já está pronto; vinde às bodas.‖ E os que foram convidados não quiseram ir. E nunca leu que todos começaram a dar desculpas e foram punidos porque não aceitaram o convite? Então se os convites não são feitos para todos, mas somente para quem iria aceitá-lo, como esta parábola pode ser real? A verdade é que os bois e cevados estão mortos, o jantar preparado e o trompete ressoa: Todos os que têm sede, vinde e comei, vinde e bebei.‖Aqui está a distribuição das provisões, a total suficiência o convite é de graça  é grande e sem limitação! E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.‖ E este convite é expresso com palavras mansas: Vinde a mim, filho meu, vinde a mim.‖ Todo o dia estendi as minhas mãos.‖E note de novo, este convite era muito frequente. As palavras todo o dia‖ podem ser traduzidas por diariamente.‖ Diariamente  estendi as minhas mãos.‖ Pecador, Deus não o chamou uma vez para ir e então deixá-lo só, mas todos os dias tem estado com você! Todos os dias a consciência fala com você. Todos os dias a providência o adverte e todo dia do Senhor a palavra de Deus o corteja! Oh, quantas  contas alguns de vocês terão de prestar no tribunal de Deus! Não posso agora entender o seu caráter, mas sei que alguns julgamentos serão terríveis no final. Deus tem cortejado você durante todo o dia. Desde o seu primeiro amanhecer, ele o corteja através de sua mãe e ela costumava a juntar suas mãozinhas e ensiná-lo a dizer:
“Gentil Jesus, manso e humilde
Olhe para esta criancinha,
Compadeça-se da minha singeleza
Permita-me correr para o Senhor.”
E durante sua infância Deus ainda estava estendendo as mãos em sua direção! Como sua professora da escola dominical empenhou-se em trazê-lo ao Salvador! Quão frequentemente seu jovem coração foi influenciado. No entanto, você deixou tudo isto de lado a ainda permanece intocado! Quantas vezes sua mãe lhe falou e seu pai o advertiu? E você se esqueceu das orações em seu quarto quando estava doente, quando sua mãe beijava sua testa queimando de febre, ajoelhava-se e pedia a Deus que poupasse sua vida e então orava mais: Senhor, salve a alma do meu menino!‖ Lembre-se da Bíblia que ela te deu quando você começou seu aprendizado e a oração que escreveu naquela capa. Quando ela o presenteou, talvez você não o soubesse, mas deve saber agora o quanto ela desejou seu novo nascimento em Cristo Jesus! Como ela o acompanhou com suas orações e como ela suplicou ao Deus dela por você! E com certeza você ainda não se esqueceu de quantos domingos e sermões desperdiçou e quantas vezes foi avisado! Todo ano escutava pelo menos 104 sermões e alguns de vocês mais, e ainda permanecem como sempre foram! Porém pecadores, escutar pregações é algo terrível a não ser que abençoe suas almas. Se Deus continua estendendo Sua mão todos os dias, durante todo o dia, será difícil quando você for justamente condenado não somente por suas brechas na Lei, mas por sua rejeição voluntária ao Evangelho!
         FACEBOOK DO EDITOR...

http://facebook.com/JOSEGERALDODEALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.