domingo, 27 de janeiro de 2013

PREPARANDO VIDAS PARA JESUS CRISTO—P/35




  PREPARANDO VIDAS PARA JESUS CRISTO—P/35                          

                                       A Natureza da Igreja

O que é a igreja? Qual a sua natureza? É adequado fazer treinamento na igreja? Será que o treinamento de membros faz parte da missão da igreja? A seguir um breve estudo sobre a natureza da igreja e as implicações que isto tem sobre o treinamento.
                                 Igreja na Bíblia
O termo igreja não aparece no Antigo Testamento (AT) na Bíblia em Português. No Novo Testamento (NT) a palavra utilizada no grego para Igreja é ekklesia que vem da preposição ek = ‘para fora de’ e Kaleo = ‘chamar’. Chamar para fora seria o melhor sentido para a palavra igreja, sentido este que daria muito material para estudo, por exemplo: a igreja não foi chamada para ficar ocupada consigo mesma, mas para sair e executar fora dela a missão que é o motivo de sua existência ou ainda a igreja foi enviada para chamar um povo para fora de algum lugar ou atividade. O termo geral ekklesia significa ‘chamar pessoas para um lugar público’ é traduzido como igreja, reunião de crentes como em I Co 1:2; 12:28; II Co 1:1; Gl 1:2; I Ts 1:1, bem como era para uma assembléia comum como em At 19:32, 39 e 41. A Septuaginta usa a palavra ekklesia como tradução do termo hebraico qâhâl tendo significado de congregação, assembléia ou outro corpo organizado. No NT é principalmente utilizado por Paulo.
                      Igreja: um Corpo Vivo
A igreja é considerada um órgão vivo, como um corpo. Não estamos falando aqui do templo de adoração, estamos falando da soma e união de irmãos numa cidade, estado, país, e no mundo. Esta coletividade forma um organismo espiritual complexo que a Bíblia chama de igreja. Este organismo, em sua natureza humana pode adoecer e morrer. Pode ser curado e levado à plena saúde quando há vontade coletiva. Estes irmãos em tempo de bonança estarão se reunindo em templos e casas de oração de diferentes estilos e construções e estarão se organizando em estruturas institucionais para melhor organizar-se para o cumprimento da missão a ela confiada. Esta mesma igreja, pode em tempos de perseguição existir de maneira diferente. Pode se reunir na casa de alguém, debaixo de uma árvore, nos bosques ou nas montanhas. Este corpo vivo, do qual Cristo é a cabeça, tem uma natureza divino-humana. Explico: a) Natureza divina: Aquilo que Deus faz é perfeito. Tudo o que é bom e perfeito vem de Deus Tg. 1:17. As iniciativas e ações para a salvação vêm todas de Deus. A segurança que vem de Sua imutabilidade (Ml. 3:6), a força que vem de Sua Palavra (Jo. 8:32) e do poder do Amor (Ct. 8:6), que é a maior tradução da pessoa de Deus (I Jo. 4:7-8) e mais dezenas de coisas que sabemos e outras centenas e milhares de coisas que não sabemos sobre bondade e grandiosidade de Deus. b) Natureza humana: é aquilo de imperfeito, limitado e finito que fazemos e às vezes precisamos fazer para ter um mínimo sentido de ordem. Criamos estruturas e leis para não sucumbirmos ao caos que é tão típico onde há muita gente reunida e cada um tem os mesmos direitos.
Nós seres humanos não temos muita noção como ser plenamente justos e ao mesmo tempo plenamente cheios de amor. Em nossa experiência ou tendemos para um lado ou para outro. Em Deus a plenitude de ambos chega ao pico máximo. A igreja não é invenção de homens, tanto que a Bíblia a chama de igreja de Deus (I Ti. 3:15). A Bíblia insiste que não deixemos episunagǒgĕ (congregar-se, juntar-se)  note que o termo vem de sinagoga: o chamado é para que não deixemos de “sinagogar” ou de “igrejar”. Por que a igreja é tão importante? Por que simplesmente não ceder ao apelo de alguns adesivos de carros: “Jesus sim, igreja não!”? Qual o plano de Deus com a igreja que é tão importante para nós? Por que temos necessidade e dever de nos congregar? Qual é a função da igreja?
O pano de fundo para a compreensão de todas as doutrinas, inclusive a da igreja, é o Grande Conflito entre o bem e o mal.
Estudaremos a natureza e função da igreja num escopo que leve em consideração o conflito cósmico entre Jesus e Satanás. No contexto do tempo do fim, e da última pregação do evangelho eterno Ap. 14:7 diz que “é chegada a hora do Seu juízo...” O que é aqui? Deus julga ou está sendo julgado? Será que a idéia do julgamento de Deus é estranha à Bíblia? Quem seria capaz de julgar a Deus? Rm. 3:4  tirado de Sl. 51:4 nos afirma que vai haver um julgamento. Deus está sendo julgado em Seu julgamento. O Juízo pré-advento está em pleno andamento no santuário celestial desde 1844. Os mundos não caídos, os anjos caídos e não caídos, bem como todo o nosso mundo, querem ver se em Deus se encontram ambos: amor e justiça. Para cada pessoa em julgamento, Deus está sendo a Sua mais pura essência (Ele não consegue deixar de ser amor), exercido em forma de graça e misericórdia para com a situação que envolve aquela existência. Ao mesmo tempo e na mesma Pessoa divina, a justiça se cumpre de maneira plena e perfeita (Sl. 89:14; 97:2).
Como os anjos caídos e não caídos estão julgando a Deus? Como podem eles conferir que Deus é o que Ele mesmo sempre afirmou de Si mesmo?
Deus está altamente interessado em filhos e filhas que mostrem quem Ele é em e através de suas vidas.
Qual é o elemento aferidor?
1)   A vida de Jesus Cristo!
2)   A Cruz sucedida da ressurreição!
3)   A vida dos seguidores de Cristo!
Em Ef. 3:8-12 é mostrada toda responsabilidade da igreja diante dos poderes do bem e do mal. Em Rm. 16:19-20 diz qual vai ser a conseqüência de não fazermos a vontade de Deus. Em Mt. 7:21-23 Jesus declara toda a conseqüência de carregar o nome de Cristão sem viver o poder de Jesus II Tm. 3:5. No pastorado o melhor que vão fazer é “se introduzir pelas casas, levando cativas mulheres néscias, carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, sempre aprendendo, mas nunca conseguindo chegar ao pleno conhecimento da verdade...” II Tm. 3:6-7. Em uma família você pode ver como são tanto marido como mulher, pelo grau de confiança que existe entre os membros desta família. Na mesma proporção de nossa confiança em Deus, o Seu caráter é demonstrado diante dos poderes da luz e das trevas. “Sem fé (confiança) é impossível agradar a Deus”. Hb 11:6 Como Jesus pode esmagar Satanás debaixo de nossos pés? Como Ele pode reivindicar o seu caráter? Mt. 5:16 “...deixem vossa luz brilhar...” Para que? “...para que vejam...” No final, nenhum dos fiéis súditos vai ficar com dúvidas sobre o caráter de Deus. Todos vão entender que na vida de cada ser humano desde o início deste mundo todas as chances foram oferecidas, e que cada um teve oportunidades diversas para escolher ao lado de Deus (mesmo entre as nações pagãs).  Com este entendimento de igreja, inserida no meio de um conflito, tendo que cumprir um papel elevado, precisamos levar a igreja a viver uma vida em constante santificação no ser e no fazer.
“Cada igreja deve ser uma escola prática para obreiros cristãos.”
Seus membros devem aprender como dar estudos bíblicos, como dirigir e dar aulas na escola Dominical, bem como ajudar ao pobre e cuidar do enfermo e como trabalhar em prol dos inconversos.”
Deveria haver escolas de saúde (higiene), escolas de culinária e aulas nos diversos ramos da obra de auxílio cristão.”
TEM CONTINUAÇÃO DIARIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA TEU COMENTARIO OU PEÇA PARA COLOCARMOS O ESTUDO QUE DESEJAS. DEUS VOS ABENÇOE.